Planejamento 3º ano médio Biologia ano 2011
.
.
EIXO TEMÁTICO | DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS | ||
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES | CONTEÚDOS | BIMESTRE |
· Descrever processos e características do ambiente ou de seres vivos, observados em microscópio ou a olho nu. · Utilizar critérios biológicos para realizar classificações de animais, vegetais etc. · Apresentar, de forma organizada, o conhecimento biológico apreendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes etc. · Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto e imagem, entrevista), selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo · Selecionar e utilizar metodologias científicas adequadas para a resolução de problemas, fazendo uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de dados coletados. · Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados, utilizando elementos da Biologia. · Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente. · Expressar dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos. · Relacionar os diversos conteúdos conceituais de Biologia (lógica interna) na compreensão de fenômenos. · Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico. · Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos (lógica externa). · Reconhecer a Biologia como um fazer humano e, portanto, histórico, fruto da conjunção de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos. · Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente. | · Descrever os sistemas funcionais nos seres humanos e suas inter-relações na integração do organismo e com o ambiente. · Conhecer as bases e os critérios do sistema de classificação dos seres vivos. · Aplicar o sistema de nomenclatura binomial. · Caracterizar o grupo dos Vírus segundo sua morfologia e reprodução, utilizando o HIV e o bacteriófago como modelos. · Caracterizar os reinos da natureza segundo a estrutura celular, nutrição e reprodução bem como os seus principais representantes. · Caracterizar e exemplificar: Protista, Porifera, Cnidaria, Plathyhelminthes, Nematoda, Annelida, Mollusca e Echinodermata. · Caracterizar e exemplificar em nível de classe: Arthropoda e Chordata. · Conhecer os diversos tipos de patogenias virais (dengue, febre amarela e hepatites A,B e C); bacterianas (cólera, hanseníase, tuberculose e leptospirose); protozoóticas ( amebíase, leishmaniose, malária e doença de chagas) e zoonóticas (teníase, esquistossomose, ascaridíase, ancilostomíase e filariose) com ênfase nas formas de transmissão e de prevenção. · Caracterizar e exemplificar, em nível de Classe, os integrantes da Divisão Anthophyta. · Caracterizar os diferentes tecidos vegetais quanto às suas funções, ressaltando sua utilização pelo ser humano. · Relacionar os processos metabólicos (respiração e fotossíntese) às funções do organismo vegetal como um todo. · Reconhecer a ação e a importância dos principais fitormônios nas angiospermas. · Caracterizar os órgãos vegetais relacionando-os com suas respectivas funções. · Descrever o ciclo reprodutivo (metagênese) em Briófitas, Pteridófitas e Espermatófitas. · Caracterizar os diferentes tecidos humanos quanto às suas respectivas funções. | 1. Estruturas teciduais e sistêmicas do homem. · Respiração · Circulação · Excreção · Reprodução · Sistema Imune · Nutrição e digestão · Coordenação (nervosa e hormonal). | 1º |
2. Seres vivos: b) Os grandes grupos de organismos: | 2º | ||
· Tecido epitelial · Tecido conjuntivo · Tecido muscular · Tecido nervoso | 3º | ||
3. Morfofisiologia vegetal · Meristemas · Epiderme e anexos · Tecidos condutores · Tecidos de sustentação · Parênquimas · Fotossíntese · Respiração · Reprodução | 4º |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.