LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. O material disponível neste espaço, como resumos, exercícios e textos, pode ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação, desde que a fonte seja devidamente atribuída: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

28 janeiro 2011

Planejamento 3º ano médio Biologia ano 2011



Planejamento 3º ano médio  Biologia ano 2011
.
.


EIXO TEMÁTICO

DIVERSIDADE DOS
SERES VIVOS

COMPETÊNCIAS

HABILIDADES

CONTEÚDOS

BIMESTRE

· Descrever processos e características do ambiente ou de seres vivos, observados em microscópio ou a olho nu.
· Utilizar critérios biológicos para realizar classificações de animais, vegetais etc.
· Apresentar, de forma organizada, o conhecimento biológico apreendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes etc.
· Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto e imagem, entrevista), selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo · Selecionar e
utilizar metodologias científicas adequadas para a resolução de problemas, fazendo
uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de dados coletados.

· Formular
questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados, utilizando
elementos da Biologia.
· Julgar
ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação
da saúde individual, coletiva e do ambiente.
· Expressar
dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.
· Relacionar
os diversos conteúdos conceituais de Biologia (lógica interna) na compreensão
de fenômenos.
· Estabelecer
relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.

· Relacionar
o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos
biológicos (lógica externa).
· Reconhecer
a Biologia como um fazer humano e, portanto, histórico, fruto da conjunção de
fatores sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos.
· Reconhecer
o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele
produzidas no seu ambiente.
· Descrever
os sistemas funcionais nos seres humanos e suas inter-relações na integração do organismo e com o ambiente.

· Conhecer as bases e os critérios do sistema de classificação dos seres vivos.
· Aplicar
o sistema de nomenclatura binomial.
· Caracterizar o grupo dos Vírus segundo sua morfologia e reprodução, utilizando o HIV e o bacteriófago como modelos.
· Caracterizar
os reinos da natureza segundo a estrutura celular, nutrição e reprodução bem
como os seus principais representantes.
· Caracterizar
e exemplificar: Protista, Porifera, Cnidaria, Plathyhelminthes, Nematoda, Annelida,
Mollusca e Echinodermata.

· Caracterizar e exemplificar em nível de classe: Arthropoda e Chordata.
· Conhecer os diversos tipos de patogenias virais (dengue, febre amarela e hepatites A,B e C); bacterianas (cólera, hanseníase, tuberculose e leptospirose);
protozoóticas ( amebíase, leishmaniose, malária e doença de chagas) e
zoonóticas (teníase, esquistossomose, ascaridíase, ancilostomíase e
filariose) com ênfase nas formas de transmissão e de prevenção.
· Caracterizar e exemplificar, em nível de Classe, os integrantes da Divisão Anthophyta.
· Caracterizar os diferentes tecidos vegetais quanto às suas funções, ressaltando sua utilização pelo ser humano.
· Relacionar os processos metabólicos (respiração e fotossíntese) às funções do organismo vegetal como um todo.

· Reconhecer a ação e a importância dos principais fitormônios nas angiospermas.
· Caracterizar os órgãos vegetais relacionando-os com suas respectivas funções.
· Descrever o ciclo reprodutivo (metagênese) em Briófitas, Pteridófitas e Espermatófitas.
· Caracterizar os diferentes tecidos humanos quanto às suas respectivas funções.



1. Estruturas teciduais e sistêmicas
do homem.
· Respiração
· Circulação

· Excreção
· Reprodução
· Sistema Imune
· Nutrição e digestão

· Coordenação (nervosa e hormonal).





2. Seres vivos:

b) Os grandes grupos de organismos:






· Tecido epitelial
· Tecido conjuntivo

· Tecido muscular
· Tecido nervoso




3. Morfofisiologia vegetal
· Meristemas
· Epiderme e anexos

· Tecidos condutores
· Tecidos de sustentação
· Parênquimas
· Fotossíntese
· Respiração

· Reprodução











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR