LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. O material disponível neste espaço, como resumos, exercícios e textos, pode ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação, desde que a fonte seja devidamente atribuída: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

28 janeiro 2011

Planejamento 2º ano médio Biologia ano 2011

Planejamentoº ano médio Biologia ano 2011
.
.

EIXO TEMÁTICO

HEREDITARIEDADE E OS
SERES VIV0S E O AMBIENTE

COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
CONTEÚDOS

BIMESTRE

· Descrever processos e características do ambiente ou de seres vivos, observados em microscópio ou a olho nu.
· Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
· Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele
produzidas no seu ambiente.
· Identificar as relações entre o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico, considerando a preservação da vida, as condições de vida, a cultura e as concepções de desenvolvimento sustentável.

· Aplicar os termos básicos em genética.
· Demonstrar
graficamente a segregação de caracteres hereditários, através da  construção e análise de genealogias.
· Aplicar noções básicas de cálculo de probabilidade às leis genéticas.

· Resolver problemas sobre as leis de Mendel, codominância, alelos múltiplos e herança
ligada ao sexo.
· Reconhecer a importância dos grupos sangüíneos ABO e Rh nas transfusões sanguíneas e
incompatibilidades.
· Relacionar a segregação independente com eventos cromossômicos que ocorrem na meiose.
· Relacionar erros da meiose às aberrações cromossômicas numéricas.
· Aplicar corretamente os termos básicos em Ecologia.

· Reconhecer os níveis de organização em Ecologia.
· Identificar os principais fatores ambientais (climáticos, físicos e químicos) e suas relações
com as adaptações e diversificação dos seres vivos.
· Descrever os ciclos biogeoquímicos (carbono, nitrogênio e água).
· Reconhecer e caracterizar os diferentes biomas brasileiros.
· Descrever os caminhos percorridos pela energia e pela matéria dentro de um ecossistema.

· Identificar e caracterizar os diferentes níveis tróficos em cadeias e teias alimentares.
· Caracterizar os tipos de interações que ocorrem entre os organismos.

a) Conceitos básicos

b) Leis de Mendel
c) Construção e análise de Genealogias
e) Alelos múltiplos
d) Herança dos grupos sangüíneos: Sistema
ABO e Rh





g) Herança ligada ao sexo
i) Aberrações cromossômicas.
a) Conceitos básicos em Ecologia
b) Níveis de organização em Ecologia

b) Os fatores abióticos e a diversidade de
adaptação dos seres vivos ao meio ambiente.
c) A estrutura e o funcionamento dos ecossistemas.











EIXO TEMATICO
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E BIOTECNOLOGIA
· Apresentar suposições e hipóteses acerca dos fenômenos biológicos em estudo.
· Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de
texto e imagem, entrevista), selecionando aquelas    pertinentes ao tema biológico em estudo.
· Utilizar noções e conceitos da Biologia em novas situações de aprendizado (existencial
ou escolar).
· Identificar a interferência de aspectos místicos e culturais nos conhecimentos do sensocomum relacionados a aspectos biológicos.
· Apresentar, de forma organizada, o conhecimento biológico apreendido, através de textos,
desenhos, esquemas, gráficos, tabelas,maquetes etc.
· Expressar dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.
Relacionar fenômenos, fatos, processos
eidéias em Biologia, elaborando conceitos, identificando regularidades e diferenças, construindo generalizações.
· Selecionar e utilizar metodologias científicas adequadas para a resolução de problemas,
fazendo uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de dados coletados.
· Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados, utilizando elementos da Biologia.
· Reconhecer a Biologia como um fazer humano e, portanto, histórico, fruto da conjunção de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos.
· Reconhecer
os fatores que regulam as populações naturais.
· Explicar
como se desenvolve uma comunidade (sucessão ecológica).
· Identificar
problemas ambientais, suas causas e conseqüências, com ênfase na Amazônia.
· Avaliar
a importância dos métodos de utilização dos recursos naturais, tendo em vista
a conservação da biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas.
· Conhecer
as idéias fixista, lamarrkista, darwinista e neodarwinista como tentativas científicas
para explicar a diversidade dos seres vivos.
· Compreender
o papel da mutação e recombinação gênica como fontes de variabilidade
genética.
· Relacionar
a variação dos seres vivos aos processos de adaptação e Seleção Natural.
· Reconhecer
nos registros fósseis, aspectos embriológicos e anatômicos, as evidências dos
processos evolutivos.
· Reconhecer
e identificar as principais técnicas de biotecnologia e suas implicações
segundo seu uso.

d) Dinâmica das populações.
e) Estudo das comunidades.
f) O Homem e o ambiente.

a) Teorias evolutivas.
b) Evidências da evolução.
c) Especiação.
d) Origem da vida, atmosfera primitiva






-Clonagem;
-Transgênicos;
-Impressão Digital de DNA









Um comentário:

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR