EIXO TEMÁTICO | Elementos básicos de formação e desenvolvimento dos seres vivos | ||
COMPETÊNCIAS | HABILIDADES | CONTEÚDOS | BIMESTRE |
· Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. · Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos (lógica externa). · Reconhecer a Biologia como um fazer humano e, portanto, histórico, fruto da conjunção de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos. · Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto e imagem, entrevista), selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo. · Expressar dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos. · Relacionar os diversos conteúdos conceituais de Biologia (lógica interna) na compreensão de fenômenos. · Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico. · Selecionar e utilizar metodologias científicas adequadas para a resolução de problemas, fazendo uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de dados coletados. · Apresentar, de forma organizada, o conhecimento biológico apreendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes etc. | · Diferenciar células procarióticas de eucarióticas. · Estabelecer comparações entre células animais e vegetais. · Relacionar os componentes químicos (orgânicos e inorgânicos) às estruturas celulares e suas respectivas funções. · Descrever os processos de transporte ativo e passivo de substâncias através das membranas biológicas. · Descrever as estruturas celulares, sua morfologia e fisiologia. · Identificar os processos de fotossíntese e respiração celular através de suas equações químicas gerais. · Conhecer as bases moleculares da hereditariedade: estrutura e replicação do DNA, transcrição, código genético, síntese de proteínas, tradução, mutação gênica. · Descrever as fases do ciclo celular, compreendendo os eventos característicos de cada fase e/ou estágio e as finalidades da divisão celular mitótica e meiótica. | a) Células procarióticas e células eucarióticas; b) Células vegetais e animais d) Estrutura e replicação do DNA, transcrição, código genético, síntese de proteínas, tradução e mutação; | 1º |
2º | |||
3º | |||
Reprodução e desenvolvimento humano | |||
· Diferenciar os sistemas reprodutores e a gametogênese masculina e feminina e compreender a regulação hormonal com ênfase no ciclo menstrual. · Conhecer os processos de fecundação, clivagem e nidação em humanos. · Identificar os aspectos gerais e as fases do desenvolvimento embrionário humano, até nidação. · Conhecer os anexos embrionários humanos e suas respectiva as funções. · Conhecer os principais métodos de contracepção e as medidas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: Herpes, HIV, HPV, Sífilis, Gonorréia, identificando seus agentes etiológicos. | · Masculino. · Feminino. · Ciclo menstrual e controle hormonal. · Doenças sexualmente transmissiveis | 3º | |
3. Gametogênese e fecundação: | 4º |
LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. O material disponível neste espaço, como resumos, exercícios e textos, pode ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação, desde que a fonte seja devidamente atribuída: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador CLIK AQUI
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador CLIK AQUI
Pesquisar no Blog
28 janeiro 2011
Planejamento 1º ano médio Biologia ano 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom dia! Obrigado por tirar minha dúvida com este post. Pois, eu pensava que assuntos como gametogenese e órgãos sexuais assim como DST's, eram vistos apenas no 3º ano médio. Valeu
ResponderExcluir