LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. Todo o conteúdo encontrado aqui (resumos, exercícios, textos etc.), poderá ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros Blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação mediante informação da fonte: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

28 janeiro 2011

Planejamento 1º ano médio Biologia ano 2011





EIXO TEMÁTICO
Elementos básicos de
formação e desenvolvimento dos seres vivos

COMPETÊNCIAS

HABILIDADES

CONTEÚDOS

BIMESTRE

· Perceber e utilizar os códigos
intrínsecos da Biologia.
· Relacionar o conhecimento das
diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos
(lógica externa).
· Reconhecer a Biologia como um fazer humano e, portanto, histórico, fruto da conjunção de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos.
· Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto e imagem, entrevista), selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo.
· Expressar dúvidas, idéias e
conclusões acerca dos fenômenos biológicos.
· Relacionar os diversos conteúdos conceituais de Biologia (lógica interna) na compreensão de fenômenos.
· Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.
· Selecionar e utilizar metodologias
científicas adequadas para a resolução de problemas, fazendo uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de dados coletados.

· Apresentar, de forma organizada, o conhecimento biológico apreendido, através de textos, desenhos, esquemas,
gráficos, tabelas, maquetes etc.

· Diferenciar células procarióticas de eucarióticas.
· Estabelecer comparações entre células animais e vegetais.
· Relacionar os componentes químicos (orgânicos e inorgânicos) às estruturas celulares e suas respectivas funções.

· Descrever os processos de transporte ativo e passivo de substâncias através das membranas biológicas.
· Descrever as estruturas celulares, sua morfologia e fisiologia.
· Identificar os processos de
fotossíntese e respiração celular através de suas equações químicas gerais.
· Conhecer as bases moleculares da hereditariedade: estrutura e replicação do DNA, transcrição, código genético, síntese de proteínas, tradução, mutação gênica.
· Descrever as fases do ciclo celular, compreendendo os eventos característicos de cada fase e/ou estágio e as finalidades da divisão celular mitótica e meiótica.


a) Células
procarióticas e células eucarióticas;
b) Células vegetais
e animais
d) Estrutura e
replicação do DNA, transcrição, código genético, síntese de proteínas,
tradução e mutação;





















Reprodução e
desenvolvimento humano

· Diferenciar os sistemas reprodutores e a gametogênese masculina e feminina e compreender a regulação hormonal com ênfase no ciclo menstrual.
· Conhecer os processos de fecundação, clivagem e nidação em humanos.
· Identificar os aspectos gerais e as fases do desenvolvimento embrionário humano, até nidação.

· Conhecer os anexos embrionários humanos e suas respectiva as funções.
· Conhecer os principais métodos de contracepção e as medidas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis:
Herpes, HIV, HPV, Sífilis, Gonorréia, identificando seus agentes etiológicos.

· Masculino.
· Feminino.
· Ciclo menstrual e controle hormonal.
· Doenças sexualmente transmissiveis




3. Gametogênese e
fecundação:



Um comentário:

  1. Bom dia! Obrigado por tirar minha dúvida com este post. Pois, eu pensava que assuntos como gametogenese e órgãos sexuais assim como DST's, eram vistos apenas no 3º ano médio. Valeu

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR