Olá Wellen o Sistema Rh está baseado em um fator sanguíneo descoberto inicialmente em hemácias (glóbulos vermelhos ou ainda eritrócitos) de macacos do gênero Rhesus (por isso o tal do Rh), olha a foto do macaco ai.
Quando presente no indivíduo dizemos que ele é Rh+ (Rh positivo), quando esse fator é ausente dizemos que o indivíduo é Rh- (Rh negativo); Geneticamente o fator Rh+ é o fenótipo determinado por gene dominante, então o fator Rh- é determinado por gene recessivo; para não se atrapalhar na determinação do genótipo basta seguir a tabela abaixo:
O indivíduo RH- quando em contato com o sangue RH+ seu sistema imune começará a produizir anticorpos anti Rh. (OBS: somente indivíduos RH- podem produzir anticorpos anti Rh) . Uma pessoa do grupo sanguíneo Rh+ pode receber transfusão de sangue tanto do fator Rh+ quanto do Rh- ,Isso pode acontecer porque a quantidade de sangue recebida(sangue Rh-) é muito pequena em relação a quantidade circulante do indivíduo receptor; já as pessoas do fator Rh- podem somente receber sangue Rh-.
A doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) também chamada de eritroblastose fetal é causada por essa incompatibilidade de sangue; Mães Rh- já sensibilizadas (que entreram em contato com sangue Rh+) que esperam filho RH+ podem ter filhos com DHRN.
Então são condições para que haja a DHRN:
OBS:Mãe sensibilizada (entrou em contato com sangue Rh+) isso pode ocorrer em um 1º parto de filho Rh+ (esse filho nasce sem DHRN) ou em uma transfusão sanguínea errada.
Então agora faça o exercício que vou deixar aqui no comentário de sua resposta na parte destinada aos recados.
Exercicio
ResponderExcluir1) Qual é a probabilidade de um casal de indivíduos Rh+ que já teve um filho Rh-, ter um filho RH+?
2)Uma mulher recebeu uma transfusão sangüínea. Seu primeiro filho nasce com eritroblastose fetal. Classifique, quanto ao grupo sangüíneo Rh, a mulher, seu marido, a criança e o sangue que a mulher recebeu na transfusão.
ola professor, pelo que entendi do seu post, um casal de fator RH + pode gerar um filho com RH -. estou correto ?
ResponderExcluirOBrigado e parabens pelo post.
Olá Thiago, esta correto, desde que o casal seja heterozigoto (Dd). Visite sempre o Blog, flw.
ResponderExcluirSou AB + e meu namorado O +. POdemos ter um filho A - ??
ResponderExcluirSim, existe essa possibilidade desde que você e seu namorado sejam heterozigostos para o fator RH ou seja Dd.
ResponderExcluirprofessor pode o pai O+ E A MAE RH+ TER UM FILHO RH+? QUE DIZER PARA SER MAS CLARA RH+MAS O+igual rh+?
ResponderExcluirPais RH+ podem ter filho RH+.
ResponderExcluirCARO PROF.FABIANO
ResponderExcluirMEU MARIDO O+ EU A+. NOSSO FILHO NASCEU O NEGATIVO ESTAR CORRETO, FAVOR ESCLAREÇA.31 DE AGOSTO 2009
Soraya , A questão colocada por vc seria assim O+ (marido) A+(você) e O+(seu filho) pra mim do ponto de vista genético tudo certo, pois sua carga genética pode ser Ai (digamos que tem "genes para O" mesmo sendo A) e de seu marido ii ("digamos que tem somente Genes para O")sendo assim seu filho teve a probabilidade de 50% de vir a nascer com sangue tipo O, quanto ao fator RH sem problemas, mas se há dúvidas de partenidade essa análise não comprova somente exclui possíveis pais, para ter certeza somente um exame de DNA, abraços.
ResponderExcluirprofessor, conheço pouco desse assunto e queria uma resposta quanto à minha dúvida. minha mãe é rh- e meu pai rh+. tiveram quatro filhos de rh+ depois de vários abortos espontâneos causados por eritroblastose. não portamos qualquer sequela por causa do nosso rh. é normal isso, já que para que um filho nasça saudável tenha que ter o mesmo fator rh da mãe?
ResponderExcluirOlá LUIS, mesmo não tendo o fator da mãe a e sendo RH+, a gravidade da enfermidade depende do grau de sensibilização da mãe. O primeiro e o segundo filho, gerados nas condições para a enfermidade, podem ser pouco afetados, mas em gestações seguintes, nas mesmas circunstâncias a mãe irá sendo sensibilizada gradualmente e isto terá aumentado o grau de danos causados ao filho.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirGostaria de saber se A+ da mulher e O+ do homem pode ocorrer incompatibilidade sanguínea.
Obrigada
Rosa Maria, só pode haver problemas nesse caso com transfusões sanguíneas não compatíveis, abraços.
ResponderExcluirFlaviane
ResponderExcluirOlá professor, meu tipo sanguíneo é O- é do meu namorado O+ teremos algum problema com a incompatibilidade sanguínea ????
Olá Flaviane , quando estiver grávida é bom informar essa condição ao médico, para evitar possíveis futuros casos de filhos com eritroblastose, Lembrando que para que haja filho com tal doença é necessário que você já esteja sensibilizada (Ter entrado contato com sangue RH+, isso pode ocorrer em uma transfusão ou no parto de um filho que seja RH+)e ainda o filho que você esteja esperando tenha fator RH+ é por isso que é sempre bom fazer o pré-natal. Abraços
ResponderExcluirEu sou A+ e meu marido O+. A tipagem do nosso filho deu A-. Pode?
ResponderExcluirpode, pelos motivos já expostos acima abraços Vanessa.
ResponderExcluirProfessor sou A- e meu marido é A- também. Tenho um filho que nasceu com A+. Isso pode acontecer? Mim expliique por favor?
ResponderExcluirBrenno se seu marido é - ; e vc também, não tem problema de adotar uma criança +.
ResponderExcluirVc. não entendeu Professor.
ResponderExcluirEu sou A negativo e minha esposa também é A negativo, tivemos um filho que foi colhido o sangue do coto umbilical ao nascer e deu A positivo. Gostaria de saber se isso é possível?
Brenno; os conhecimentos aqui expostos são todos teóricos ou seja a pessoa mais indicada para responder e te orientar sobre tal pergunta é o médico que mandou fazer os exames. Abraços
ResponderExcluirOlá Professor, meu tipo é A+ e do pai O, meu filho é AB+ pode?
ResponderExcluire do pai O? Pai de quem seu ou de seu filho?
ResponderExcluirOlá Prof. vou reformular a pergunta: meu tipo sanguíneo e A+ e o do pai do meu filho é O+ e meu filho AB+, isso é possível.
ResponderExcluirPaty, você tem dúvidas sobre a paternidade de seu filho? caso sim é melhor fazer um teste de paternidade. Existe uma condição onde indivíduos com tipo sanguineo O podem ter filho AB, é tal O Fenótipo Bombaim é bem raro, primeiramente descoberto na cidade de Bombaim, Índia, pelo qual indivíduos que possuem genótipo referente aos grupos sangüíneos "A", "B", ou "AB" expressam o grupo sangüíneo "O".
ResponderExcluirouviu que eu falei RARO, melhor procurar uma coisa mais certa que é um serviço de teste de paternidade.
mE AJUDA NESSA QUESTÃO PLEASE
ResponderExcluirEm uma transfusão de sangue, um indivíduo AB, Rh+ recebe sangue de um indivíduo A, Rh-. Nessa transfusão, espera-se que:
a-) Não ocorra choque, pois o soro do receptor não possui aglutininas, e o doador não possui o fator Rh.
b-) Ocorra choque, pois as hemácias do doador possuem aglutinogênio A, e o receptor possui o fator Rh.
c-) Ocorra choque, pois o soro do doador contém aglutinina anti-B, que aglutinará as hemácias do receptor.
d-) Não ocorra choque, pois as hemácias do receptor são indiferentes às aglutininas anti-A do soro do doador.
e-) Não ocorra choque, pois o soro do doador não possui aglutininas incompatíveis com os aglutinogênios do receptor.
14-) (UFPI) Em certas ervilhas
Olá Lorenamarra: A resposta mais prudente seria:
ResponderExcluirc-) Ocorra choque, pois o soro do doador contém aglutinina anti-B, que aglutinará as hemácias do receptor.
Obs: o choque que ocorre é devido aglutinina (ant corpo) Anti B do doador e o antigeno B do receptor, porém a agluninação das hemácias do receptor será mínima devido ao volume de sangue recebido, tornando assim esse tipo de doação possível.
sou o+ e o pai da minha filha é o+ e nossa filha nasceu do tipo o- isso é um caso raro?
ResponderExcluirGeneticamente é possível dos indivíduos + terem filhos -, pelas condições acima já explicadas.
ResponderExcluirAbraços Eu.
E possivel um pai O- e a mae A- terem uma filha A-?
ResponderExcluirPai O- mãe A- pelas condições láa em cima explicadas geneticamente podem ter filha A-
ResponderExcluirMeu sangue é O-,do pai O+,minha filha nasceu O-,o meu proximo filho corre algum risco?
ResponderExcluirO próximo se não houve nenhuma sensibilização por transfusão sanguínea não, mas é bom informar o médico para evitar problemas aos futuros outros filhos além do próximo. Abraços.
ResponderExcluirmeu sangue é o tipo sangueneo A fator negativo igual da minha esposa meu filho pode nascer com o sangue o negativo
ResponderExcluirAnônimo do dia 28/12/2011 - Na biologia negativo com negativo = a negativo
ResponderExcluir:s
ola professor...
ResponderExcluirmeu tipo sanguineo é o+ e o da minha filha é o-, qual é o tipo sanguineo de meu marido,pai de minha filha?
obs: minha mãe tem tipo o-...
muito obrigado prof...
Anônimo de 30 de dezembro de 2011 18:15; nessas condições não da para saber :d só com teste feito em um simples exame de sangue. abraços
ResponderExcluirGostaria de saber se uma mulher é A- e o homem é O+, pode gerar um filho Apositivo?
ResponderExcluirAgradeço
Anônimo (1 de janeiro de 2012 22:46 ) pelas teorias acima explicada sim. :q
ResponderExcluirOlá... eu e o pai dos meus filhos somos O+ e meu primeiro filho é O- e a segunda O+. Isso é normal?!
ResponderExcluirO q seria ser "heterozigoto"?
AO Anônimo de 5 DE JANEIRO DE 2012 13:57; sim casal + heterozigotos. Abraços
ResponderExcluirOla.. Estou tentando engradivar do meu esposo e não consigo.eu sou O- e meu marido A+. tem alguma relação
ResponderExcluirao Anônimo [9 de janeiro de 2012 18:32] melhor coisa a fazer é procurar seu ou sua ginecologista para começar investigar essa dificuldade.
ResponderExcluirOla fabiano... eu estava querendo engravidar, mais tenho medo porque não entendo muito sobre fatores rh. me tire uma duvida. Meu marido é a+ e eu o-. existe alguma chance de ter problemas na garavidez? Obrigada
ResponderExcluirExiste a questão da eritroblastose fetal explica acima, vc e seu marido estão na condição acima explicada no texto se ainda não está sensibilizada (ter tido contato com sangue rh+ em uma transfusão) então não teria nenhum problema enquanto a isso, mas se tivesse um filho Rh+ ae vc ficaria sensibilizada ae em uma possivel 2ª gravidez de um filho Rh+ ae sim teria problemas enquanto a incompatibilidade de Rh, mas sem problemas desde que vá ao médico para fazer o pré natal.
ResponderExcluirMaravilhosas postagens professor! Parabénss :n
ResponderExcluirMeu pai é A+ e minha mãe O+, eu sou B-, tem como isso acontecer???
ResponderExcluirProfessor tenho uma duvida... Sou AB+ a MAE A+... A criança nasceu A- qual a probabilidade de eu ser o pai... A avo da criança tbem e RH positivo
ResponderExcluirMarcelo, não entendir ... ta meio confuso ai é uma questão pessoal já que você se coloca na situação?:j
ResponderExcluirSim Professor... vou explicar melhor..
ResponderExcluirMeu tipo sanguineo é AB+.
O tipo sanguineo da Mãe da criança e A+
Porém essa criança nasceu com tipo sanguineo A-.
Pode ser eu o pai dessa criança ? ja que temos duvidas..
Quais as chances ? Obrigado!
Marcelo... Se a mãe da criança é sua "esposa"
ResponderExcluirentão poderia sim ser pai da criança
vc AB+(Dd) x mãe A+(Dd) criança A-(dd)
Mas se tem dúvidas de paternidade somente um exame de DNA pode esclarecer abraços.
Marcelo... Se a mãe da criança é sua "esposa"
ResponderExcluirentão poderia sim ser pai da criança
vc AB+(Dd) x mãe A+(Dd) criança A-(dd)
Mas se tem dúvidas de paternidade somente um exame de DNA pode esclarecer abraços.
Michele [17 de janeiro de 2012 14:32] pelo que parece você entende como se distribue os genes no sistema ABO, muitas vezes ocorrem erros nos laboratórios onde se determinam os tipos sanguíneos então uma das hipóteses seria isso.
ResponderExcluirAtt eu
meu tipo sanguineo é o+ qua seria o fator rh ideal para gerar uma criança saudavel
ResponderExcluirAo Anônimo do dia (29 de janeiro de 2012 14:05) para nascer criança saudável existem n fatores para isso acontecer, tipo fatores ambientais, modo de vida de tal forma que o fator Rh seria o mínimo diante de todos os restantes.
ResponderExcluirO conselho que sempre dou é consultar sempre o médico para pré-determinar tal possível risco de nascer uma criança com alguma enfermidade.
Att. eu
Olá professor. estou gravida de 2 meses,meu marido e eu somos o+,gostaria de saber futuramente havera algum problema e se a criança ira nascer o+ igual aos pais. desde já agradeço.
ResponderExcluirPara Anônima grávida (2 de fevereiro de 2012 09:23)
ResponderExcluirSegundo o que foi explicado la em cima, não vejo nenhum problema em relação ao fator RH, mas sempre recomendo ir ao médico para manter o pré- natal em dia. Abraços e Felicidades.
marido A+ esposa A+ = primeiro filho O+. o segundo filho tbm será O+?
ResponderExcluirOlá , é possível um bebê nascer com Rh O-
ResponderExcluirSendo a Mãe Rh O+ e o Pai Rh O+ ?
@CarlinSim:k
ResponderExcluiresposa b+
ResponderExcluirmarido b+
filho O+ TA CORRETO PODE TER UM fILHO O+
Ana Clara
ResponderExcluirUma amiga me disse ter assistido em um progr. de tv, que há a possibilidade de o fator rh de um bebe alterar-se nos primeiros 6 meses de vida. É possível?
Prof sou O+ com A+ pode gerar um bebe B+ ?
ResponderExcluirola professor queria saber, ql deve ser o meu tipo sanguineo, minha mae é O- e meu pai é A+, ql sera o meu?
ResponderExcluirprofessor pai O+ e mae O+ a crianca pode nascer B+???
ResponderExcluirboa noite professor estamos a pensar em ter filhos o tipo de sangue do meu marido é A negativo e o meu é A positivo somos compativeis? agradeço a sua resposta com brevidade, obrigado
ResponderExcluirEu tenho A- minha Esposa A+ meu primeiro Filho nasceu A+ e minha filha é O+ é possivel isso?
ResponderExcluirOlá professor, o resultado do exame coombs indireto deu positivo na décima semana. Como isso é possível, se eu sou A negativo e meu marido é O negativo? Já temos um filho que também é O negativo. Aos 18anos tive um aborto de uma outra relação, ams tomei a vacina e sempre que fiz exames de coombs deram negativos.
ResponderExcluirAgradeço seu retorno.
so to passando pra te agradecer professor vc conceguio tirar minhas duvidas....valeu.:d
ResponderExcluirRespondendo a todos:
ResponderExcluirAo Anônimo de [23 de fevereiro de 2012 21:38] Resposta: Pode acontecer desde que o casal seja Heterozigoto para o sistema ABO em caso de dúvida somente um exame mais apurado pode definir a paternidade.
Ao anônimo [23 de março de 2012 19:21] desconheço tal mudança brusca de genótipo que faça o indivíduo mudar o fator RH ainda nos primeiros meses de vida, pesquise em fonte confiavéis.
Ao anônimo [21 de abril de 2012 20:24] e de [16 de maio de 2012 20:11] Em caso de dúvidas refaça os exames de tipagem sanguínea dos envolvidos.
Ao anônimo de [4 de junho de 2012 23:08] pelo que vejo não há problemas quanto ao explicado no texto, mas sempre procure um médico para melhores esclarecimentos.
Ao anônimo de [16 de junho de 2012 17:29] sim é possível desde que os pais envolvidos sejam heterozigotos para o sistema ABO.
Ao anônimo de [20 de junho de 2012 19:24] não sei explicar tudo indicaria que fosse devido a primeira gestação, porém como desde dai sempre deram negativos não vejo uma explicação confiável para da.
Olá Bruna obrigado pela visita e volte sempre, abraços a todos att. eu
A mae é A- e o pai O+ filho nasce o+ , o segundo também o+ esse casso ocorreu eritroblastose fetal no segundo filho
ResponderExcluirAnônimo[30 de junho de 2012 21:34] depende se ela se cuidou e fez o tratamento no primeiro parto acredito que não, mas como desconheço a situação então não sei.
ExcluirOlá!!
ResponderExcluirMinha mãe é O+ meu pai é A+, eu nasci B+...Isso pode ocorrer??
[05 de Agosto de 2012 21:04] Em caso de dúvidas refaça os exames de tipagem sanguínea dos envolvidos.
ExcluirProfessor eu tenho uma grande duvida, meus pais sao o+ sou a primeira filha deles meu sangue e o+ mas minha irmã veio com o sangue o- isso é possível? Queria uma explicação porque nunca entendi isso. Obrigada
ResponderExcluiré possível sim Amanuelle é só imaginar da seguinte forma teus pais são positivos (+) então ambos possuem genes para positivo (D) mas como ele tem filho negativo (-) então eles possuem genes para negativo também, porém o gene (D) é dominante sobre (d), então:
Excluirteus pais (Dd)Pai x (Dd)mãe - Positivos
(dd) irmão (negativo)
forte abraço.
Olá bom dia eu sou o+ minha esposa é A-qual será provável o de meu filho
ResponderExcluirNão da para saber, so posso dizer q não é provavel que seja B ou AB
ExcluirOlá A positivo O positivo =AB- isso é possível?
ResponderExcluirNão entendi a pergunta.
Excluir