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06 agosto 2009

Mais de 100 Questões de Genética

Gregor Johann Mendel
(Nasceu em 22 de Julho de 1822 e falecido em 6 Janeiro 1884)
Mais de 100 questões de genética

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Algumas erratas nos comentários abaixo (Abra as duas abas de comentários):

76 comentários:

  1. Olá, já postei seu banner no meu blog.

    abs

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  2. Oi,
    eu gostaria do gabarito dos exercícios por favor!
    Obrigada!

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  3. Olá, gostaria do agabrito para conferir...

    Abraços!

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  4. vlw pelas questões, continua postandu+ já akabei essas aew

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  5. Olá!

    Meu nome é Raquel, estou amando esses 100 exercícios de genética. Vcs vão me SALVAR, rs.

    Na verdade eu faço faculadade de biologia estou cursando o 4ºperíodo, comecei a ter aulas de genética só que o profº que tenho é um maior FDP, com todo o respeito...

    Ele é muito insensível, ele acha que fiquei a minha vida inteira estudando genética, rs...acho a matéria até interessante + se depender dele estou ferrada.

    Já fizemos reclamações, não adiantou pq ele é afilhado dos donos da facul, tem costa quente, entende!?

    Pensei em mudar da faculdade + vai me trazer transtorno devido o horário de encache.

    Obrigada mesmo esses exercício c/ certeza irão me ajudar.
    Ats, Raquel

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  6. Questão 22 (resumida)
    Qual a probabilidade de um casal de eterozigoto ter quatro filhos de qualquer sexo , sendo dois albinos e dois normais ?
    P=(1/4)2* x (3/4)2* x 6 = 54/ 256 = 27/128

    Obs: não foi dada a ordem de nascimento, ou seja, existem 6 combinações possiveis de ordem de nascimento.

    Questão 25

    idiota=aa
    Normal= AA,Aa

    mulher Aa homem aa
    Aa x aa

    Aa,Aa,aa,aa

    Qual a probabilidade deste vir a ter 5 filhos , sendo 3 idiotas e 2 normais

    P=(1/2)*3 x (1/2)*2 x 10 = 10/32 = 5/16

    Obs: não foi dada a ordem de nascimento, ou seja, existem 10 combinações possiveis de ordem de nascimento.

    Questão 27
    Qual a percentagem de descendetes Aa nascidos de uma mãe Aa?

    se o pai fosse aa = 50% ; se o pai fosse AA = 50% ; se o pai fosse Aa = 50%

    ou seja realmente é 50% abraços, qualquer outra dúvida estamos ae

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    Respostas
    1. Oi. Professor, ainda nao entendi a parte da combinacao.. me exlica?

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    2. Professor, ainda nao entendi a parte da combinacao...

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    3. Olá Queren Ane,
      Questões que envolvem combinações na genética tendem mesmo confundir, mas vou tentar explicar:
      A pergunta da questão é:
      Qual a probabilidade de um casal de heterozigoto ter quatro filhos de qualquer sexo , sendo dois albinos e dois normais ?

      Antes de responder porque se usa a combinação vamos v o que acontece se a pergunta fosse:

      Qual a probabilidade de um casal de heterozigoto ter quatro filhos de qualquer sexo , sendo dois primeiros albinos e outros dois normais?

      Como existe uma ordem definida de acontecimentos só pegar as probabilidades e multiplicar.
      no caso ai:
      1ºfilho|2ºfilho|3ºfilho|4ºfilho
      aa aa A_ A_
      1/4 x 1/4 x 3/4 x 3/4 = ?(só multiplicar para ter a resposta)

      E no caso da questão quando ela não da uma ordem teríamos as seguintes possibilidades:
      1ºfilho|2ºfilho|3ºfilho|4ºfilho
      aa aa A_ A_
      1/4 x 1/4 x 3/4 x 3/4 = ?
      ou
      aa A_ aa A_
      1/4 x 1/4 x 3/4 x 3/4 = ?
      ou

      A_ A_ aa aa
      1/4 x 1/4 x 3/4 x 3/4 = ?
      ou ... ou seja dará 6 combinações que você pode obter pela fórmula:

      C= (n+q)!/n!q!
      Tenho a equação feita em um slide aqui no blog.

      O importante é saber quando usar combinação isso só dará pra aprender mesmo praticando^^ mas é isso ai.

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    4. Muito obrigada! estou esclarecida.

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  7. Ola professor, fiquei com dúvida em relação ao xercicio 5 - questão 16, por que está foi nula, se os pais sõa heterozigotos - pai B e mãe A, pois geraram filhos AB e O, então qual seria a probabilidade do outro filho ser heterozigoto??? Fiz o cruzamento, não seria pela lei de mendel, ou seja 50%?????

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  8. Luciana Certa tua resposta a questão 16 do exercício 5 = 1/2 ou 50% . parabéns pra vc :n

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  9. Existe um erro no "Gabarito Genética Probabilidade". O resultado correto para a questão 28 é 1/8 e não 1/4. Pelo enunciado não dá pra saber se a mulher filha de pais normais, mas que possui um irmão com a doença, apresenta o gene recessivo. Como não sabemos se ele é o não heterozigótica temos que cálcular a probabilidade dela ser heterozigótica e depois cálcular a probabilidade de ter um filho com a doença sabendo que o marido é heterozigoto. Se afirmarmos que a mulher é heterozigota poderiamos afirmar que ela tem 1/4 de chance de ter um filho com a doença. Caso contrário não.

    Abraços.

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  10. Olá! Muito bom estas questões! Pergunto se posso postar no meu blog, com todos os créditos...

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  11. Prof. gostaria do gabarito das questões
    Abç
    Lica

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  12. O gabarito ta em um link laaa em cima abaixo do link para baixar o documento com as questões abraços Maria Lica. :o

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  13. Via contato:
    Thaísa Almeida Rio Grande do Norte
    "Olá, eu acredito qu exista um erro no gabarito daquela lista de exercícios de Genética com mais de 100 questões, na questão 28 dos exercios 2 de probabilidade, pois afirma que a mulher é normal, e filha de pais normais e teve um irmão afetado, então os pais dela na certa são heterozigotos, no entanto não há como ter certeza de q ela também é, no entanto esta é a condição para que ela possa ter um filho afetado e essa probabilidade é de 2/3 (não é de 1/4 como colocaram no comentário porque sabemos que ela é normal então não contamos com a chance dela ser afetada) ela sendo heterozigota a chance do filho ser aferado é de 1/4x2/3 = 1/6

    abraços "

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  14. Para verificação da tipagem sangüínea de um homem, foram colocadas 3 gotas dos soros antiA, anti-B e anti-Rh, sobre uma lâmina e em cada uma foi acrescida uma gota do sangue a ser testado.
    O resultado está representado na figura seguinte:
    Sabendo-se que a mãe do referido homem é doadora universal e sua esposa tem sangue
    AB negativo, pergunta-se:
    a) Qual o genótipo do homem para os grupos sangüíneos AB0 e Rh?
    b) Qual a probabilidade de nascer uma criança A positivo?

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  15. Errata questão 18 conceitos básicos gabarito correto é alternativa "e" e não alternativa "b" como mostrado na folha de gabaritos, obrigado professora LUCIANA SILVEIRA de Minas Gerais pelo tok

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  16. Gostaria de saber como que na questão 22 do exercício 2 da 1/9

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  17. Muito legal o blog, estão de parabéns :)

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  18. Baixando as 100 questões :d
    vou tentar destruir tudo hj

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  19. Olá, estou com duvidas nos exercicios de probabilidade, sao as questões 26 e a 30. Na 30 a minha resposta deu 50%, entretanto no gabarito está como 25%, já a 26 nao concordo que a probabilidade do III 1 e 2 terem um um descendente de pelo branco seja 1/16 eu achei como resposta 1/4! Por favor me ajudem!!
    Obrigada!! Dani!

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  20. Questão 22 resolvida mais a acima aqui nos comentários;
    Dani realmente Exercicios 2 calculo de probabilidade a questão 30 o gabarito correto é onde probabilidade é igual a 50%, ou seja, alternativa c, e na questão 26 pelo que vi não tem alternativa correta, ou seja, questão nula rs, os comentários aqui estão cheios de erratas desse exercícios. Qualquer coisa entre em contato desde de já muito grato pela visita.

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  21. Olá, Prof Fabiano, muito obrigada pela atenção e pelo esclarecimento das questões!! Estou resolvendo o restante, e nos exercicios da 1 lei de mendel a questao 16 gerou uma discussão por parte de professores , alguns dizem que a resposta é B outros argumentam que é a E, gostaria que vc me ajudasse a esclarecer!! E também na questão 23 acredito que a alternativa correta seja a letra D ao invés da A. Desde já agradeço a atenção!! Muito obrigada! Dani!!

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  22. @Prof. Fabiano ReisOlá Dani, obrigado novamente pelo contato,
    Questão 16 -1ª lei de mendel:
    O cajueiro em questão é heterozigoto e logo é vermelho, então o receptáculo floral que faz parte diretamente da árvore e que corresponde ao pseudofruto será vermelha, então a alternativa correta será alternativa e.
    Obs: Os Frutos são as nozes de cor cinza parece um caroço de feijão se foram produtos da autofecundação da árvore heterozigota em questão podem conter informação genética pra gerar plantas descendentes que terão receptáculo floral que darão origens a pseudofrutos vermelhos e amarelos na proporção de 3 para 1 , respectivamente.
    Questão 23 -1ª lei de mendel:
    Se trata de um caso de co-dominância
    SS- Anemia falciforme – Morre
    AS- Considerado Normal
    AA- Normal
    Se o casal teve irmãos que morreram de anemia falciforme e os pais são normais , então os pais do casal são heterozigotos .
    A importância de saber que os pais do casal são certamente heterozigotos e saber se o casal é normal (AA) ou considerado Normal (AS), para que possam ter descendentes com anemia falciforme é necessário que o casal seja considerado normais (AS), mas para que sejam assim a probabilidade para cada um é de 2/3 (AA,AS,AS, {SS})
    Obs: para o casal desconsideram-se SS, pois já se sabe que são de alguma forma normal.
    Então considerando que o casal em questão sejam considerados normais (AS)l a probabilidade do casal ter uma criança afetada seria de :
    AS x AS
    AA, AS, AS, SS
    1/4
    Para concluir basta multiplicar as probabilidades encontradas, então
    P= 2/3 (do marido ser AS) x 2/3 (da esposa ser AS) x ( probabilidade do casal ter criança afetada SS) 1/4.
    P= 1/9 alternativa d.
    Vou mesmo deixar esse gabarito ae pra gerar dúvidas rsrs abraços e obrigado pelas erratas.

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  23. Não concordo com a resposta da questão 18 de genética básica que no gabarito é B. O fenótipo para as asas vestigiais é a própria caractérística "asa vestigial", o corretp seria dizer "o genótipo para as asas vestigiais é vv" o q invalida a B. Na E (a q eu considero correta) o único cruzamento q proporciona os descendentes de serem com asas normais e vestigiais é quando a geração parental é heterozigótica. Gostaria de tirar essa dúvida. Vlws, muito bom o material.

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  24. @Silas...seu comentário está correto, Conceitos básicos questão 18 alternativa e. Abraços valeu pelo contato e pela errata em breve quando tiver com mais tempo troco esse gabarito que esta cheio de erratas. Enquanto isso comentem sempre

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  25. Muito legal a proposta do blog professor!

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  26. Olá,tenho 11 anos adorei tudo eu sempre quis ser Biologa genética,adoro a Vida. Beeeijos
    Stela
    11/01/12

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  27. ah que fofo Stela! tenho certeza que vc será uma excelente Bióloga e ajudara´muito o avanço da genética! É uma alegria muito grande poder compartilhar esse seu sonho ! conte conosco! beijuss verdes

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  28. Tenho um trabalho para entregar na facul e não estou conseguindo resolver, será que alguém pode me ajudar por favor? O que o prof passou foi isso:
    A síndrome de Prader-Willi é afecção genética de deficiência mental associada a hipogonadismo hipogonadotrófico, hiperfagia e obesidade. Um estudo realizado pelo Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, descreveu o caso de menino de 4 anos de idade, filho de casal consanguíneo, apresentando três condições clinicas não relacionadas: síndrome de Prader-Willi, cariótipo XXY (compatível com síndrome de Klinefelter) e craniossinostose coronal. Os possíveis mecanismos que leram a esta condição incluem: Heterodissomia uniparental materna do cromossomo 15 e não disjunção meiótica dos cromossomos XY paterno ou microdeleção do cromossomo 15 paterno e não disjunção dos cromossomos XX na meiose materna.
    a) Esquematize a origem das possíveis alterações cromossômicas considerando os dois mecanismos descritos acima.
    b) Proponha dois métodos, incluindo os resultados obtidos, para a detecção da condição descrita acima, considerando os dois mecanismos possíveis que originaram esta alteração cromossômica.
    c) Quais as consequências fenotípicas deste cariótipo?

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  29. Gostaria de receber uma indicação de onde encontrar material didático sobre: Heterodissomia uniparental materna do cromossomo 15 e não disjunção meiótica dos cromossomos XY paterno.
    Obrigada.

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  30. Professor,primeiramente quero agradecer pelo site,realmente uns dos melhores na web!
    Professor,quero lhe fazer uma pergunta com relação a essa lista.Nessa lista está contida exercícios com todo conteúdo da genética do ensino médio?Se caso for,posso me preparar para as provas de qualquer vestibular por ela?
    Desde de já lhe agradeço.abraço.

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  31. @Beetlejuice
    Olá primeiramente obrigado pelo contato de todos segundo a nossa política não resolvemos trabalhos universitários nem escolares.
    - Infelizmente não tenho nenhum material didático que fale de Heterodissomia uniparental materna .
    Olá Beetlejuice essa lista possui várias aplicações da genética para o ensino médio, mas para se preparar para qualquer vestibular quanto mais exercícios além desses resolver melhor é a fixação e compreensão do assunto, então meu conselho é para se preparar para qualquer vestibular resolva todos exercícios que encontra.
    Att. Eu.

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  32. Por gentileza, sou professor de Biologia de uma escola aqui na cidade de Fortaleza. Estava vendo algumas questões de genética e vi umas bem interessantes para se colocar em prova. Porém, uma questão me gerou uma dúvida muito grande. Foi a questão 39 da parte de Sistema ABO e Sistema Rh. Na minha resolução a porcentagem encontrada seria 12,5% ou 1/8. Porém,o gabarito correto é 25% ou 1/4. Gostaria de saber se o gabarito realmente está correto mesmo, afinal eu posso ter feito algo errado nas minhas probabilidades. Ficaria grato se alguém pudesse colaborar.

    ResponderExcluir
  33. @Lorran Rocha
    Olá Lorran obrigado pelo contato e referente a questão 39 de sistema ABO, vou tentar colocar aqui a resolução:

    Descobrindo o genótipo de Jorge:
    ele é do grupo A, mas tem mãe do grupo B é Rh- então o genótipo é: Aidd

    Descobrindo o genótipo de Tânia:
    ela doou sangue para o João e tem ambos os pais do grupo B, então ela é do grupo O.
    Ela teve eritroblastose fetal então ela se encaixa na condição para ter (Sua mãe é RH- seu pai RH+ e e Tânia é RH+) então seu genótipo para o fator RH é Dd (Heterozigoto devido a sua mãe ser RH-)

    Genótipo de Tânia é: iiDd

    Realizando o cruzamento de Jorge e Tânia
    Aidd x iiDd
    Então para ter criança A+, seria
    ½ para A x ½ para RH+ = ½ x ½ = ¼ = 25% .
    Espero que tenha esclarecido, abraços

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  34. Certíssimo meu amigo, foi uma total desatenção minha que comprometeu o resultado e a resolução da questão. Não prestei atenção nesse detalhe da transfusão, então considerei Tânia como sendo do tipo B. Dessa maneira achava 1/4 a chance de ser do tipo A e 1/2 de ser do tipo Rh positivo. Logo, estava encontrando 1/8. Mas agora tudo ficou muito claro. Espero que nós possamos sempre manter contato.Já indiquei o seu blog aos meus alunos. Eles acharam maravilhoso. Até logo, sempre que der aparecerei por aqui para podermos trocar umas idéias, kk :D

    ResponderExcluir
  35. Vlw, Lorran é sempre bom ter amigos que possam somar ainda tenho muito o que aprender e por isso que é muito bom ter pessoas assim igual a vc por aqui que possam contribuir, abraços :q

    ResponderExcluir
  36. São muito boas essas questões...

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  37. Amigo, a questão 28 da parte de probabilidade, está com gabarito errado. A questão fala que a mulher é filha de pais normais e teve um irmão com o carater em questão, ou seja, os pais sao heterozigotos, e ela pode ser tanto homozigota dominante como heterozigota. O exercicio pergunta a probabilidade de ela vir a ter um filho afetado pelo carater estudado com um homem heterozigoto. Para eles terem um filho afetado ela tem que ser heterozigota com uma probabilidade de 2/3 e fazendo o cruzamento com o homem da 1/4, então temos: 1/4x2/3 = 2/12 = 1/6, e o gabarito está 1/4. Estou certo ou errado? Obrigado pela atenção.

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  38. Olá Netto Miziara, realmente a resposta é 1/6 já havia feito essa observação nos comentários mais acima por um contato da Thaísa Almeida Rio Grande do Norte, abraços e obrigado pela visita :q

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  39. :a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p :q :r :s

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  40. Adorei tudo por aqui ! Não só este post das questões que me ajudaram de mais,mas tudo aqui,todas as postagens são ótimas ! Parabéns :C

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  41. (PUCMG2001) No ambulatório de uma pequenacidade do interior estava D. Josefa, que precisaurgentemente de transfusão sangüínea, mas não sesabia o seu grupo sangüíneo. Como faltavam anti-soros para a determinação dos grupos sanguíneosno sistema ABO, Dr. Epaminondas, que é do grupoA, usou de um outro recurso: retirou um pouco deseu próprio sangue do qual separou o soro, fazendoo mesmo com o sangue de D. Josefa. O testesubseqüente revelou que o soro do Dr, Epaminondasprovocava aglutinação das hemácias de D. Josefa,mas o soro de D. Josefa não era capaz de aglutinar as hemácias do Dr. Epaminondas.A partir dos resultados, Dr. Epaminondas podeconcluir que D. Josefa apresenta sangue do grupo:a)ABb) B c) Od) Ae) C
    Quem pode me dizer a resposta certa?

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  42. Ao Anônimo de 26 DE ABRIL DE 2012 17:32
    Epaminondas grupo A => Aglutinou o sangue de Josefa que tem antígeno B.

    Josefa que tem atígeno B => Não aglutinou o sangue de Epaminondas grupo A, logo josefa tem antígeno B, mas não tem aglutinina (anticorpo) Ant-A então só pode ter sangue AB, pois é o único tipo sanguíneo que possui essas duas características ter antígeno B e não ter anticorpo ant-A.

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  43. olá gostaria de saber pq na questão 21 do exer 1, a resposta será 1/9 ?

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  44. Olá Luciana, obrigado pelo contato referente ao resultado da questão 21 da parte de Exercicios 1 Conceitos Básicos, o resultado é 1/9 devido que se a fenilcetunúria é recessiva (aa) na família não tem mais casos além de cada irmão do casal então o casal é normal (A), mas ae que tá não da para ter certeza se os dos são Homozigotos dominante (AA) ou heterozigotos (Aa) pois ambos pelo que foi descritos tem seus genótipos duvidosos.
    Então para determinar a possibilidade do casal ter filho com fenilcetunúria (aa) termos que saber a possibilidade do casal em questão ser heterozigoto (já sabendo que eles são normais) os pais do casal em questão são heterozigotos, pois só assim seriam normais e teriam um filho com fenilcetunúria.
    Entãoo a possibilidade para o casal ser heterozigoto seria de 2/3 x 2/3 , pois lembre-se que eles não podem ser jamais homozigotos recessivos (aa) , pois são normais A_.
    Agora considerando o casal como sendo heterozigoto 2/3 x 2/3 (Aa) so calcular a possibilidade deles terem filho com fenilfetunúria (aa) que dará 1/4.
    Agora só multiplicar a probabilidades para saber o resultado final:
    2/3 x 2/3 x 1/4 = 1/9.

    Fica melhor explicando ao quadro, mas é o que da pra fazer aqui.
    Att. Eu.

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  45. professor fabiano se possivel gostaria de ver o calculo da questao 13 de probabilidade ! :j

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  46. Fala Renato, vamos v aqui a questão 13, pergunta a probabilidade do 10 filho de um casal ser homem (sexo masculino) é a mesma pra todos 1/2 = 50%,

    mas se a pergunta fosse assim qual é a probabilidade dos 10 filhos serem do sexo masculino você teria que fazer assim (1/2)^10 =1/2 x 1/2 .. = a uma valor ae que não tive coragem para fazer.

    Flw :q

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  47. Gostaria muito da resolução da questão 22, se for possível ficarei grata.

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  48. katyene: ñ consigo entender biologia??
    qero aprender ajuda?

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  49. olá professor!!!
    eu gostaria q me ajudasse eu nao entendo nada sobre esse assunto de genética,mesmo prestando atenção não consigo entender nada.qual a forma mais fácil de eu aprender algo sobre isso???

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  50. Esse assunto de genética é um pouco complicado de se entender mas quando entendemos é ótimo de se aprender:a ...

    Uma dúvida:

    -Esses cruzamentos genéticos sempre dão certo?

    Obrigada Lúúh :g

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  51. Obrigado Luuh pela visita rs realmente é complicado para quem inicial, mas depois tendem a ficar mais fácil a compreensão da genética.
    Respondendo sua pergunta:

    -Esses cruzamentos genéticos sempre dão certo?

    Na verdade esses cruzamentos são possibilidades, ou seja, não existe uma real certeza que vai acontecer.
    Sem falar que existem várias variáveis que podem interferir nesse "da certo" uma delas são as mutações que podem causar modificação no produto final produzido pelo genes rs rs, enfim esse que é o bonito não existe nada muito exato e compreender esses mecanismos e tentar explicar de forma lógica e o que fazem os cientistas. :p

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  52. Por que não estou conseguindo acessar o gabarito?? Heeeelp!

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    Respostas
    1. Basta clicar no CLIQUE AQUI laa em cima para ter acesso ao gabarito.

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  53. eu queria o gabarito por favor

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    Respostas
    1. Basta clicar no CLIQUE AQUI laa em cima para ter acesso ao gabarito.

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  54. Cara, muito obrigado por essa lista, sou professor de biologia, era exatamente o que eu estava precisando!

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  55. PROFESSOR, NAO ENTENDI A PARTE DE CAMBINACAO, NOS EXERCICIOS 22 E 25 DE GENETICA - PROBABILIDADE. UM ABRACO

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  56. prof com gentileza teria como passar as resoluçoes de todas esses questoes ?/ desde ja obrigaduu ,me chamo raquel tambem sou professora de biologia grata :)

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  57. Alguém me ajuda , qual a resolução da questão 8 da parte de exercícios 5 - Sistema ABO e Rh ?

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  58. Questão 13 de primeira lei de Mendel, o gabarito está errado, o certo seria letra "e" uma vez que Mendel desconhecia sobre cromossomos.

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  59. gostaria do que me respondesse a questão 11

    ResponderExcluir
  60. Obrigado pela visita e assim como você tento fazer a minha parte em divulgar conhecimento, forte abraço Irivan

    ResponderExcluir
  61. Professor, questão 18 do exercicio de conceitos em genéticas... acho que a resposta correta é : são heterozigotos.... não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geovanny coloquei uma errata sobre essa questão nos comentários acima, obrigado pelo contato e um forte abraço.

      Excluir
  62. Professor, questão 26 do exercício do sistema de ABO...Qual resolução?

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