Primeira semana passou e iniciamos assim as aulas não presenciais então vou relatar um pouco do uso do WhatsApp como ferramenta de ensino.
A escola criou grupos que correspondiam a cada turma da escola e nesse grupo estavam além dos alunos todos os professores que lecionavam nela.
Prós - Como foi montado um horário específico para cada professor, então ficou determinado que nesse intervalo específico o professor orientaria os alunos nas atividades a serem desenvolvidas.
Contras - Assim como na sala aula acontecem algumas "conversas paralelas", empurrando as orientações dos professores para longe. Alguns alunos não tinham afinidade com algumas ferramentas que os professores utilizavam como por exemplo não sabiam que deveriam ter um aplicativo para abrir arquivos em PDF para leitura ou mesmo acessar um link que os direcionavam para outro local nos quais deveriam executar uma determinada atividade. Limitação aos recursos como por exemplo muitos alunos por terem o pacote básico de acesso a internet ficam impedidos de acessarem no momento da aula vídeos, aulas ou sites. O excesso de mensagens que ficam na memória dos celulares de professores e alunos, creio que tanto eles quanto nos professores devem ir excluindo, pois não terá celular que aguente a tanta informação, cerca de umas 300 mensagens por dia em cada turma (por exemplo estou com 7 turmas nessa modalidade).
Aconselho aos professores que utilizarem esse aplicativo c a comprarem um outro chip e destinar a ele seu uso profissional e ao invés de instalarem o WhatsApp normal e sim baixarem o WhatsApp Business, pois nele da para adotar um conceito mais profissional adicionando o horário de disponibilidade de trabalho e até mesmo poder desativar ele fora de hora do trabalho. E aos professores que possuem PC (Desktop ou notebook) utilizarem o WhatsApp Web , melhor digitar em teclas físicas do que do celular.
Estou aceitando sugestões de uso também, pois estou sempre em processo de aprendizagem .
Olá, professor!
ResponderExcluirCreio que essas valiosas dicas de instalação do WhatsApp Business e do uso do WhatsApp Web deveriam fazer parte de uma normatização trabalhista para os professores. Ao usar as nossas ferramentas pessoais de comunicação como ferramenta de ensino, questões sobre jornadas de trabalho e ergonomia ganham espaço em pauta, a fim de assegurar, certamente, o bem estar do profissional da educação. Reconheço, obviamente, que essa nova de forma de educar (e ser educado) a distancia também traz ônus aos alunos. Mas compreendo que o fardo é ainda maior para o professor, considerando, naturalmente, o tamanho da demanda.
Teremos de nos adaptar à essa realidade nova que, cedo ou tarde, com pandemia ou sem, bateria em nossa porta. Mas como corresponder às expectativas pessoais e profissionais sem se agredir fisicamente e/ou mentalmente?
Não sei a resposta e deixo essa reflexão aqui, para que pensemos juntos.
Estou acompanhando o seu diário e fico deslumbrada com as suas valiosas dicas e experiências.
Forte abraço.
Olá Letícia, fico feliz pelo comentário. Estamos sob vários tipos de pressões sejam elas pessoais ou profissionais creio eu que acredito que precisaremos de apoio psicológico para prosseguimos com a mente sâ diante ao caus que nos encontramos.
ExcluirO que me deixa mais triste nisso tudo é a falta de consciência e de informação de algumas pessoas que dizem que os professores estão de "férias" e que estão amando da aula em casa.
Sim, professor, concordo que a falta de consciência e de informação das pessoas prejudica a atuação do profissional da educação. Mas sigamos firmes e rumo aos novos experimentos.
Excluir