No primeiro dia de aula (online) disponibilizei aos alunos um formulário feito no Google (uma excelente ferramenta comentarei em uma próxima oportunidade) com objetivo de servir de apresentação do aluno e também diagnosticar sobre como foi o ensino de biologia no ano anterior (2020) para me servir de referência e assim prosseguir com o ensino nas series e seguir o programa mínimo disponibilizado pela secretaria de educação.
Quando eles foram perguntados sobre as o ensino não presencial no ano de 2020 (ano passado), quais foram assuntos ligados a biologia que e foram estudados a maioria segundo observado na nuvem de palavras abaixo respondeu que não lembrava e também uma parcela não estou ano passado.
E quando eles foram perguntados sobre as expectativas nesse ano de 2021 em relação as aulas de biologia, muitos citaram realmente que iriam buscar aprender e entre outras respostas a de que queriam aulas presenciais também foi vista na nuvem de palavras abaixo.
É fácil concluir que realmente ao aluno do ensino público tem sentindo bastante a presença física na escola e isso tem interferido ainda mais no seu aprendizado e no seu interesse em aprender.
Como tornar o ensino integral não presencial significativo e atraente para alunos do ensino básico?
Será que as pessoas envolvidas a algum tempo com EAD (Educação a distância) não podem contribuir bastante na formação dos professores no ensino básico?
Fazendo um pesquisa existem diversas informações disponíveis em relação a EAD em diversos tipos de mídias, então é um momento em que os professores (muitas das vezes em meio a sua carga horária extremamente elevada e seu psicológico abalado) separar um tempo para estudar essa "nova prática" para aplicar no ensino básico.
Vou seguindo aqui experimentando, e relatando meus acertos e erros.
Obs: nuvem feita no site https://wordart.com
Eu concordo com isso tudo até por que não vou mentir até eu desaprendir algumas coisas.
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