LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. Todo o conteúdo encontrado aqui (resumos, exercícios, textos etc.), poderá ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros Blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação mediante informação da fonte: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

13 março 2012

Neurulação - Figura

No esquema acima desenhei inicialmente a blástula inteira com o "buraco" que seria a abertura do blastóporo, logo em seguida cortei ela transversalmente e a mostrei de "frente" onde são observadas duas camadas de células inicialmente (Ectorderma e endoderma) em seres triblásticos parte do endoderma irá se diferenciar e formar o mesoderma.
No final da parada acima é vista essa careta que recebe o nome de Nêurula, onde a principal característica é a presença do tubo neural.
Em algumas provas de escola podem ser feitas algumas perguntas referentes a figura da Nêurula. As mais frequentes são:

1-Identificar e os elementos presentes.
R. Tubo Neural, notocorda, celoma, intestino e os três tecidos embrionários (Ectoderma, mesoderma e endoderma).
2- Origens e funções dos elementos presentes.
R. Tubo neural -È originado das invaginações do ectoderma e dará origem aos elementos do sistema nervoso.
Notocorda- Surge da propagação de células do mesoderma localizadas no teto do intestino primitivo no embrião da maioria dos animais tem a função de sustentação para a corpo e nos vertebrados é a base para a formação da coluna vertebral.
Celoma- Originada a partir do mesoderma e nos animais ditos celomados servirá como cavidades que alojará diversos órgãos.
Arquêntero - Surge ainda na fase de blástula e nos animais formará a cavidade digestiva.
Folhetos embrionários - Formará todos os demais tecidos e consequentemente órgãos dos animais. Cada um possui sua especificidade.

Um comentário:

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR