LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. O material disponível neste espaço, como resumos, exercícios e textos, pode ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação, desde que a fonte seja devidamente atribuída: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

06 março 2011

16 Questões Vírus e Reinos Monera, Protista e Fungi - Série Respostas da Galera

 Link alternativo AQUI
Com o motivo de manter interagida a galera que frequenta o blog  resolvi criar uma forma de discursão baseada em exercícios propostos por mim e as respostadas possíveis (certas ou erradas) dadas por vocês de tal forma que todos possam contribuir até que se chegue a um senso comum nas respostas , ou seja, o gabarito das
questões será feito por vocês e postado aqui abaixo na forma de comentário para
análise e confirmação ou possível questionamento de todos.
Essa série será intitulada de Respostas da Galera espero que todos participem, pois uma das formas de aprender é interagindo errando e se aprimorando. Abraços a todos.
O Arquivo acima contém 16 Questões Vírus e Reinos Monera, Protista e Fungi- pegue o assunto estude e depois mande ver nas respostas.

9 comentários:

  1. Olha eu aí, passando para prestigiar o Prof. Fabiano Reis no mundo da Biologia! Abraços! :-)

    ResponderExcluir
  2. Como ninguém começou, eu cou dar o primeiro passo. Respondi às questões e, se alguém discordar ou quiser complementar algo, seja bem-vindo! :) Estou aberta a discussões.

    1 - B
    Os fungos não possuem clorofila e são seres heterótrofos, absorvendo nutrientes dissolvidos no ambiente e agindo como decompositores.

    2- B
    A leishmaniose é transmitida pela picada do mosquito flebótomo, sendo que a cutânea causa lesões na pele, podendo afetar a garganta, a boca e o nariz. Já a visceral afeta vários órgãos, como os citados (baço, fígado, medula óssea, mucosa intestinal, rins, supra-renais, pulmões e meninges).

    3 - 1) Correta.
    2) Falsa. A larva cercária não é o hospedeiro intermediário, e sim uma das formas de vida do parasita.
    3) Totalmente falsa. Cisticerco é a larva da Taenia, e os caramujos que são os hospedeiros intermediários do parasita.
    4) Correta.
    Letra D.

    4 - A
    A doença de Chagas não pode ser evitada através de vacinas (há estudos tentando desenvolvê-las, mas não se concluiu nada ainda). O Anopheles não está envolvido nesta doença, e sim o barbeiro (gênero Triatoma). A medida de andar sempre calçado previne outras doenças, mas não a doença de Chagas, já que envolve a picada e a defecação do inseto em qualquer parte do corpo. E antibióticos são utilizados de modo mais restrito contra bactérias, e a doença de Chagas é causada por um protozoário.

    5 - B

    6 - A

    7 - C

    8 - E
    O organismo é uma bactéria.

    9 - A

    10 - Mosquito Anopheles sp. infectado: vetor. Protista: Plasmodium falciparum. Homem: Hospedeiro. Letra D.

    11 - Letra E. Essa eu fiquei meio em dúvida, mas eu acho que o desenvolvimento de drogas combate à nível do protista, a melhoria da qualidade de vida e da educação da população é a nível do homem e o respeito ao meio ambiente ao nível do mosquito, já que o desmatamento causa aumento da população de mosquitos nas áreas urbanas.

    12 - E

    13 - a) 1- Plantae. 2- Monera. 3- Protista
    b)

    14 - a) O mosquito A. aegypti é um inseto holometabólico (metamorfose completa), ou seja, passa pela fase de ovo, larva, pupa e adulto, sendo as três primeiras aquáticas e apenas a última, terrestre.
    b) Febre Amarela.

    15 - C.

    16 - B. Amebas são protozoários sarcodinos, paramécios são protozoários ciliados e hidras são animais celenterados.

    ResponderExcluir
  3. não consigo baixar as questoes!

    ResponderExcluir
  4. tem duas opções aqui para baixar testei as duas e estão ok, continue tentando, abraços :s

    ResponderExcluir
  5. Não me ajudou em nada,pois eu preciso saber o virus da doença de Chagas faz parte do reino protista ou monera.
    :r

    ResponderExcluir
  6. Só vou complementar a questão 9.

    A resposta é A, por que as cianobactérias são autotróficas por quimiossíntese,processo na qual a matéria orgânica é produzida a partir de CO2, H2O e outras substâncias inorgânicas, sem precisar da luz

    ResponderExcluir
  7. Complemento questão 8:
    Resposta letra E.

    De acordo com as características do Reino Monera, todos os seres são procariontes, unicelulares e são combatidos por antibióticos produzidos por alguns fungos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda errei 2 questões, tinha me confundido sobre a Leishmaniose visceral e a cutânea, e também fiquei meio viajando na questão sobre a gripe aviária... mas de maneira geral agradeço pela lista de exercícios. Só gostaria que esclarecesse acerca da letra B da questão 13. Quais são exemplos de estrutura exclusiva de um dos seres naquela figura?
      Posso pensar em Clorofila para seres do reino Plantae. Mas não sei sobre os protistas e monera.

      Excluir
  8. A questão 3 acredito que seja a letra B
    as demais eu concordo.

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR