Os vírus são seres acelulares, ametabólicos, parasitas intracelulares obrigatórios e também visíveis somente ao microscópio eletrônico. Possuem DNA ou RNA como material genético. Estão presentes no nosso cotidiano por meio de algumas doenças como, por exemplo, a AIDS, hepatite, poliomielite, gripe e também o herpes.
O herpes é uma doença infecciosa de fácil contágio. Existem 2 tipos: o simples (que normalmente dura de 7 a 14 dias) e o zoster. A diferença básica é que o herpes de zoster provoca uma dor intensa, pois destrói o nervo onde está alojado.
Geralmente é causada por 2 tipos de vírus, o Herpes simplex vírus 1 (HSV-1) que provoca lesões ao redor da boca e o outro é Herpes simplex 2 (HSV-2) que normalmente causa lesões genitais. Mas vale lembrar que o HSV-1 também pode causar lesões genitais e vice-versa.
Esse vírus infecta algumas células de forma lítica causando a destruição da célula, e outros sem atividade destrutiva como em neurônios. O vírus fica incubado no corpo e se manifesta quando há uma queda na resistência imunológica.
As formas de contagio se da pelo contato direto com a saliva (herpes oral) ou via sexual (herpes genital).
As radiações dos raios ultravioletas agem bloqueando a ação das células de defesa do organismo reduzindo a proteção imunológica. O estresse, fadiga, cigarro, bebida alcoólica em excesso e menstruação também baixam a resistência imunológica.
O tratamento é feito à base de antivirais, antiinflamatórios e analgésicos. Algumas medidas que você pode tomar se estiver com herpes é evitar comer comidas salgadas e ácidas, lave sempre as mãos e evite passá-las nos olhos ou órgãos genitais.
Luana S. Almeida
Fonte: http://i50.photobucket.com/albums/f333/kleec/herpes.jpg
http://saude.hsw.uol.com.br/como-tratar-a-herpes-labial.htm
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?234
Parabéns,É a sua primeira no blog espero que sempre que puder possa está passando por aqui. Abraços de eu :**
ResponderExcluirae \o/ pode deixar, sempre que der vou postar aqui :]
ResponderExcluirO vírus da herpes é sem dúvida um problema muito alarmante, o pior é que algumas pessoas já nascem com ele e nada podem fazer, acho até que é hereditário!!é preciso com certeza tomarmos cuidado, sermos seletivos, "se for o caso"! nunca se sabe o que pode nos acontecer quando trilhamos certos caminhos, é preciso a informação
ResponderExcluirFabricio, realmente precisamos tomar cuidado. Só uma correção essa doença viral não é hereditária.
ResponderExcluira Luh é foda. o blog tem muito a ganhar com ela
ResponderExcluirLuhh adoreii ! Menina ''smart'' ! vc arrazoUUU , o pessoal aqui só tem a desfrutar de seus conhecimentos bonitááH!
ResponderExcluirbeijuss *-*
Gostaria de aproveitar a chegada do Carnaval para dar um toque legal pra galera. É nesse período que os beijoqueiros ficam ávidos para intensificar o ato de beijar na boca...rs Além das emoções compartilhadas durante o beijo , as pessoas trocam saliva, um fluido que além de ser formado por água , amilase e sais minerais,possui uma gama de microrganismos, muitos deles causadores de doenças, inclusive o Herpes! Como seu período de incubação é em média 5 a 9 dias e o Carnaval é um prato cheio pra imunidade cair , não queremos ter surpresas desagradáveis né ?
ResponderExcluirCurtam com sabedoria ! Beijos verdes!