LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. Todo o conteúdo encontrado aqui (resumos, exercícios, textos etc.), poderá ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros Blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação mediante informação da fonte: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

26 janeiro 2010

Acordos Climáticos e Aquecimento Global


Em dezembro de 2009 aconteceu na Dinamarca a 15ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15).
Os líderes Mundiais discutiriam as condições de um novo acordo para diminuir as emissões de carbono em seus países em complemento ao Protocolo de Kioto e assim frear (se possível fosse) o aquecimento global.
As expectativas se voltaram para lá e a palavra Copenhagen não estava mais relacionada ao “chocolate” e sim a algo que soava como a “reunião do ano”, onde todo ser vivente de nosso planeta estaria sendo representado naquele lugar.
O acordo Climático em Copenhagen definiria uma nova estratégia de sobrevivência ao nosso tão amável planeta Terra.
O mundo esperava um acordo justo, e com força de lei que pudesse começar a ser implementado imediatamente. No entanto, a reunião foi um verdadeiro fiasco.
Ao final, redigiu-se um acordo insignificante de última hora, discutido às pressas. Acordo esse que não teve o apoio de todos os países, além da oposição de alguns, o que impede que o documento fosse transformado em decisão efetiva da Conferência e que, portanto, possa ser implementado seguindo as regras da própria Convenção. Ou seja: Nada foi decidido!
Até a data de hoje apenas 20 das 192 nações participantes assinaram o acordo e os demais países não se mostram muitos dispostos a fazer o mesmo. Esta semana, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou o prazo de 31 de janeiro para que os países remanescentes definam sua posição diante do acordo firmado em Copenhague (ALVARADO, 2010)
A COP 16, no entanto ocorrerá nesse ano de 2010 e tem o México como sediador do evento,objetivo é traçar as tão famosas metas e responsabilidades que não foram decidas na Dinamarca.
Basta lembrar que, esse ano também é o ano da Biodiversidade, evento esse que ocorrerá no Japão.
Não preciso dizer que somos parte interessada nisso tudo e não estamos isentos de responsabilidade quando o assunto é aquecimento global. Como cidadãos, cobraremos de nossos líderes atitudes realistas e contínuas, sem esquecer, no entanto nosso papel diante de todo esse cenário mundial.


Referências:
WWF Brasil. Resta salvar o planeta do julgamento da História. Disponível em www.wwf.org.br- Acessado em : 26/01/2010.
WWF Brasil. Ano da Biodiversidade. Disponível em -www.wwf.org.br- Acessado em 26/01/2010.
ALVARADO, Paula. A caminho da COP16: prazo para assinatura do Acordo de Copenhague e reunião do grupo Basic. Disponível em http://blogs.discoverybrasil.com/descubra-o-verde- Acessado em 26/01/2010.

2 comentários:

  1. prof. excelente o post, muito esclarecedor por sinal. Parabéns ;*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luh ! Meio Ambiente sempre foi questão de prova e temos que ficar antenados aos principais assuntos . Eu sou apenas uma colaboradora disposta a aprender com todos. bjs verdes!

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR