LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. O material disponível neste espaço, como resumos, exercícios e textos, pode ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação, desde que a fonte seja devidamente atribuída: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

02 maio 2009

Um pouco mais sobre a infecção pelo HIV

O passo inicial para o vírus HIV infectar um célula é a interação de uma proteína presente no envelope do vírus (chamada de gp 120) com uma outra proteína chamada CD4. A proteína CD4 está presente em linfócitos T auxiliares, monócitos e macrófagos.
Após essa interação, deve haver a fusão do envelope com a membrana plasmática da célula hospedeira. Ai, nessa nova etapa da infecção do HIV entra em ação uma outra proteína viral denominada gp 41. A gp41 deve reconhecer um outro receptor protéico presente na membrana plasmática, que pode ser dois: CCR5 ou CXCR4.Mutações no gene que codifica a proteína CCR5 permitem uma proteção contra infecção do HIV. As pessoas que são homozigotas são completamentes resistentes à infecção do HIV; já uma pessoa heterozigota, mesma infectada pelo HIV, tem a doença progredindo de uma forma mais lenta. Sabe-se que 1% da população do Leste Europeu tem descendência homozigótica em seu gene, e cerca de 10% são heterozigotos.

2 comentários:

  1. o HIV por meio da fusao o envelope viral se funde com a menbrana da celula e assim libera sua capsula com o RNA e por meio de uma enzima chamada transcritase reversa o RNA se transforma em DNA depois deste processo o DNA viral invade o nucleo comando a celula e fazendo a celula hospedeira produzir mais virus (esse é o processo o que voce disse ta errado e olha que sou aluno do 2º ano da escola E.E. de Manhuaçu que se localiza em manhuaçu MG)

    ResponderExcluir
  2. AO ANÔNIMO DE 4 DE ABRIL DE 2012, Aconselho a sempre buscar mais informações sobre o assunto além daquela presente em livro didático de ensino médio e das informações repassadas pelo professor em sala de aula

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR