LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático democratizando o ensino da Biologia. Todo o conteúdo encontrado aqui (resumos, exercícios, textos etc.), poderá ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros Blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação mediante informação da fonte: SILVA, F. R., Et al. . Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: Biologia para o ensino médio. (Blog).Acessado em:__/__/2017.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

Quando o Sexo nas questões de genética tem valor?


Em genética, em uma questão se ele perguntar qual a probabilidade de o filho ser homem e doente, é diferente de se ele perguntar qual a probabilidade de ele ter um filho homem e doente?
Anônimo,  Pelo Formspring

Nesse caso ai é a mesma coisa, mas aproveito para chamar atenção da galera.
Em algumas questões de herança genética autossômica é usada à palavra filho e o aluno muitas das vezes não sabe se ela vai interferir no resultado, ou seja, nas questões que envolvam a regra do produto (Regra do "e") multiplicando o valor achado por 1/2 da probabilidade de ser do sexo masculino ou feminino.
Ensino como meu professor do médio me explicou:

-A palavra filho só identifica o sexo da criança quando na mesma frase vier à palavra filha.
Ex1. Qual é a probabilidade de nascerem duas filhas normais e um filho doente?
Nesse caso o sexo dos indivíduos é identificado, então se aplica a regra do produto.

Bem diferente nesse caso:
Ex2. Qual é a probabilidade de nascerem dois filhos afetados?
Não aplica a regra do produto, ou seja, não se multiplica por 1/2 do sexo, pois o a palavra filho não esta acompanhada na frase da palavra filha, então o sexo na pergunta não esta sendo levado em conta.

Abraços eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR