Eu ñ entendo a inversão da pirâmide de biomassa do ecossistema aquático em relação ao fitoplâncton e ao zooplânton. Vc poderia me ajudar?
Anônimo, Pelo Formspring
Para fazer essa analise e entender é necessário que saiba que a biomassa é medida em uma unidade de massa sobre uma unidade de área, mais ou menos assim g/m² , kg/m² , isso é analisado em um determinado intervalo de tempo.
Fazendo uma analogia com que acontece com boi e o pasto.
Em uma área que um boi ocupa fazendo pasto a massa de capim consumido por ele, digamos em um tempo de 1 hora não vai ser equivalente a sua massa. Lembrando que o capim não acaba ,pois sua reprodução é intensa (muito rápida por propagação vegetativa) e por isso nunca acaba o capim e sua biomassa fica constante em um ambiente de pasto.
A mesma coisa acontece no ambiente aquático se somamos toda biomassa de zooplânctos em uma área vai ser maior que a soma de toda biomassa de fitoplâncton, existente nessa mesma área, porém como a reprodução do fitoplâncton é intensa sua biomassa perdida tende a ser substituída rapidamente e a velocidade de consumo do fitoplâncton pelo zooplâncton é rápida, tornando assim a biomassa de fitoplâncton sempre menor que a do zooplâncton.
Poderíamos dizer grosseiramente que o zooplâncton fica pastando o fitoplâncton.
Abraços.
Perfeita explicação :a
ResponderExcluirNesse exemplo, seguindo fitoplâncton -> zooplâncton -> ? qual seria o terceiro elemento, tens um exemplo?
ResponderExcluirum peixe ou uma baleia etc.
ResponderExcluire depois a piramide inverte pois a taxa de reprodução do fitoplancton é maior que do zooplancton certo?
ResponderExcluirmas em relação a quantidade de energia liquida e bruta como funciona no exemplo do fitoplancton e zooplancton?
ResponderExcluir