LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático democratizando o ensino da Biologia. Todo o conteúdo encontrado aqui (resumos, exercícios, textos etc.), poderá ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros Blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação mediante informação da fonte: SILVA, F. R., Et al. . Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: Biologia para o ensino médio. (Blog).Acessado em:__/__/2017.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

Pirâmide de Biomassa Aquática Invertida?


Eu ñ entendo a inversão da pirâmide de biomassa do ecossistema aquático em relação ao fitoplâncton e ao zooplânton. Vc poderia me ajudar?
Anônimo,  Pelo Formspring
Para fazer essa analise e entender é necessário que saiba que a biomassa é medida em uma unidade de massa sobre uma unidade de área, mais ou menos assim g/m² , kg/m² , isso é analisado em um determinado intervalo de tempo.
Fazendo uma analogia com que acontece com boi e o pasto.
Em uma área que um boi ocupa fazendo pasto a massa de capim consumido por ele, digamos em um tempo de 1 hora não vai ser equivalente a sua massa. Lembrando que o capim não acaba ,pois sua reprodução é intensa (muito rápida por propagação vegetativa) e por isso nunca acaba o capim e sua biomassa fica constante em um ambiente de pasto.

A mesma coisa acontece no ambiente aquático se somamos toda biomassa de zooplânctos em uma área vai ser maior que a soma de toda biomassa de fitoplâncton, existente nessa mesma área, porém como a reprodução do fitoplâncton é intensa sua biomassa perdida tende a ser substituída rapidamente e a velocidade de consumo do fitoplâncton pelo zooplâncton é rápida, tornando assim a biomassa de fitoplâncton sempre menor que a do zooplâncton.
Poderíamos dizer grosseiramente que o zooplâncton fica pastando o fitoplâncton.
Abraços.

4 comentários:

  1. Perfeita explicação :a

    ResponderExcluir
  2. Nesse exemplo, seguindo fitoplâncton -> zooplâncton -> ? qual seria o terceiro elemento, tens um exemplo?

    ResponderExcluir
  3. e depois a piramide inverte pois a taxa de reprodução do fitoplancton é maior que do zooplancton certo?

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR