LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. O material disponível neste espaço, como resumos, exercícios e textos, pode ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação, desde que a fonte seja devidamente atribuída: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

13 março 2010

Melhores Respostas 2

Algum tempo atrás fiz uma postagem (Postagem Clik Aqui) com a seguinte questão:
Dê uma explicação citando os fatores abióticos e bióticos do porquê uma guerra nuclear poderia resultar na extinção de várias espécies em nosso Planeta.

Melhor resposta:
"A alteração dos fatores abióticos influencia diretamente os fatores bióticos, ou seja, uma mudança no meio físico no qual um ser vivo se encontra (temperatura, luz, água, umidade, etc.) acaba ameaçando a sobrevivência do mesmo. É o que poderia acontecer se houvesse uma guerra nuclear.
Quando uma bomba atômica é detonada, ela produz uma bolha de gás muito quente, aquecendo violentamente o ar em sua volta. Como esse ar que se tornou quente é mais leve que o ar da atmosfera, esta bolha sobe numa velocidade de centenas de quilômetros por hora, levando toneladas de ar e de poeira com ela. A poeira, então, mistura-se com gotículas de água que ficam suspensas na atmosfera, criando uma nuvem gigantesca.
A formação dessa nuvem provocaria uma mudança significativa nos fatores abióticos envolvidos nesse fenômeno, o principal seria a não penetração da luz solar na Terra, fazendo com que a temperatura normal diminua, podendo causar a morte dos seres homeotérmicos, e também impediria a realização da fotossíntese pelos seres autotróficos, causando o seu desaparecimento e consequentimente de grande parte dos seres herbívoros, e assim a cadeia alimentar seja restringida a alguns poucos seres vivos que são adaptados ou se adaptaram a escassez de luz e baixa temperatura.
A luz que é retida pelas nuvens de poeira faz com que não ocorra a evaporação dos rios e mares, ocasionalmente a precipitação de chuvas se torna escassa, provocando um clima seco devido a queda na umidade relativa do ar, este fenômeno dificulta a sobrevivência dos seres higrófitas e mesófitas.
Sendo assim, uma guerra nuclear poderia ocasionar a extinção dos seres estenobiontes e apenas os seres  euribiontes poderiam resistir às variações climáticas decorrentes de tal catástrofe".

Aluna : Laisy Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR