LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. Todo o conteúdo encontrado aqui (resumos, exercícios, textos etc.), poderá ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros Blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação mediante informação da fonte: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

14 setembro 2011

Genética e Literatura uma mistura de Morte- Genes Letais

Larissa de São paulo uma assídua frequentadora do blog via contato me enviou  uma excelente questão de genética da Faculdade de Medicina de Itajubá que é simples, porém exige atenção, muito cuidado com essas questões abaixo postei como desafio.
QUESTÃO
Na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, o narrador, Bentinho, faz o seguinte relato, referindo-se à sua mãe: "Tendo-lhe nascido morto o primeiro filho, minha mãe pegou-se com Deus para que o segundo vingasse, prometendo, se fosse varão, metê-lo na Igreja. Talvez esperasse uma menina".
"Talvez esperasse uma menina". Neste contexto, qual era a probabilidade?
a) 0%
b) 12,5%
c) 25%
d) 50%
e) 75%

Obs: Coloque sua resposta explicando os passos no espaço destinado aos comentários aqui abaixo. Só irão aparecer as respostas das pessoas que acertaram no dia 27/09/2011. Abraços a todos.

3 comentários:

  1. O fato do primeiro filho ter nascido morto, não imterfere o nascimento de uma outra criança viva(dependendo do caso). A probabilidade de nascer menino ou menina é de 50% para ambos.Contudo, na minha opinião, a resposta é a letra d)50%.:p :q

    ResponderExcluir
  2. "Talvez esperasse uma menina"
    Na frase, a mãe de Bentinho ainda nao sabe o sexo do filho, portanto, este terá a mesma probabilidade de nascer menino ou menina, isto é, 50% para ambos.

    LETRA "D"

    ResponderExcluir
  3. Não questão não fica clara a causa da morte da criança, ou seja, não da saber se existem genes letais que atuaram na morte da criança, então a probabilidade seria realmente de nascer menina que seria de 50%, então letra D a alternativa correta.
    Obs: Segundo a Larissa o gabarito dado pela instituição foi letra B, talvez a instituição queria que levasse em consideração o caso de genes letais que ao me ver e de outros professores nos quais consultei não fica claro na questão.
    Abraços e Obrigado a Eiky e a Juliene pela participação :n

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR