LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. O material disponível neste espaço, como resumos, exercícios e textos, pode ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação, desde que a fonte seja devidamente atribuída: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

11 novembro 2010

Herânça influenciada pelo sexo - Questão

Recebi uma questão por e-mail achei interessante e resolvi postar aqui como um desafio:
Suponha que um evento de mutação permitiu ao homem-aranha secretar a seda formadora de teia. Esse único evento resultou na formação de um alelo (S) autossômico e dominante, mas com expressão influenciada pelo sexo. Desta forma, mulheres-aranha seriam esperadas na população apenas se tal alelo ocorresse em homozigose (SS). Considerando que o homem-aranha é o único a ter essa mutação, a expectativa quanto aos fenótipos de seus futuros descendentes poderá ser uma entre as possibilidades abaixo.

Assinale a afirmativa CORRETA:
a) Terá filhas-aranha se casar com uma prima de primeiro grau.
b) Todos os seus meninos deverão ter o fenótipo "aranha".
c) Na geração F1, 25% poderá ser de meninos-aranha.
d) Analisando apenas as filhas, 50% delas deverão ser normais.
e) Quem herdar o cromossomo Y deverá ser uma criança-aranha.

Obs: Coloque sua resposta no espaço destinado aos comentários aqui abaixo. Só irão aparecer as respostas das pessoas que acertaram  no dia 18/11/2010. Abraços a todos.

10 comentários:

  1. Dando uma passadinha num dos blogs mais irados da Biologia, como dizem meus alunos, rsrs.
    Um grande abraço e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. :qValeu Prf. Adinalzir sempre é bom ter sua presença por aqui, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Lívia, sua resposta esta correta.:n Apareça de vez e quando por aqui :d

    ResponderExcluir
  4. Professor Fabiano - Parabéns pelo blog!
    Muita criatividade e talento.
    Estarei sempre visitando.
    Prof. Rosane Santos

    ResponderExcluir
  5. Olá Professor Fabiano, poderia analisar a forma que eu pensei para chegar em que a resposta 'Alternativa C' está correta, segue o meu modo de pensar:
    Sendo o Homem-aranha portador de um alelo S, que se manifesta em forma autossômica dominante, mas com expressão influenciada pelo sexo, sendo homem, tendo apenas um cromossomo X sexual (pelo fato que nas mulheres, para serem mulheres aranhas, precisam ser Homozigotas.

    Em um cruzamento do Homem-aranha com uma mulher normal, temos:
    - Primeiramente para sexo, onde 50% (1/2) de ser menino, e 50% (1/2) de ser menina

    - Em segunda análise de ser portador do alelo S:
    Onde será 50% (1/2) de ser portador do alelo S e 50% (1/2) de não ser portador do alelo.
    Assim, tem 50% de ser menino e 50% de ser portador do alelo S, como os cálculos das probabilidades (feito a regra do produto), temos que 25% (1/4) de ser meninos portadores do alelo S, assim sendo, meninos-aranha)

    Além disto podemos excluir:
    - a alternativa A, pelo fato do Homem-aranha ser o UNICO portador do alelo em questão;
    - a alternativa B,pois o alelo S é autossômico e o Homem-aranha tem apenas um alelo S, transmitindo para 50% de seus descendentes, e não para os 100%;
    - a alternativa D,pois excluindo a probabilidade do sexo dos descendentes, temos que 50% da prole será normal e os outros 50% será portador do alelo S, mas para se manifestar no sexo feminino, terá que aparecer em homozigose (SS);
    - a alternativa E, pois o alelo não está ligado ao cromossomo sexual masculino.

    Estou gostando muito do site, está me auxiliando aos estudos, e ilustrando diversos temas. Meus Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. @Vitor Leão Parabéns seus comentários estão todos corretos, parabéns e continue sempre passando por aqui abraços Vitor.

    ResponderExcluir
  7. excelente site, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. /Considerando que a geração Parental é XsXs cruzando com XSY... A geração F1 não se tem 25% de meninos aranha... Para isso seria necessário realizar um cruzamento na F1 para só na F2 existir essa possibilidade. na F1 teríamos 50% XSXs e XsY. Cruzando esses genótipos teríamos na F2: XSXs; XSY; XsXs; XsY; Sendo assim 25% de chance te ter meninos mas na F2 e não na F1.

    ResponderExcluir

  9. Suponha que um evento de mutação permitiu ao homem-aranha secretar a seda formadora de teia. Esse único evento resultou na formação de um alelo (S) autossômico e dominante, mas com expressão influenciada pelo sexo. Desta forma, mulheres-aranha seriam esperadas na população apenas se tal alelo ocorresse em homozigose (SS). Considerando que o homem-aranha é o único a ter essa mutação, a expectativa quanto aos fenótipos de seus futuros descendentes poderá ser uma entre as possibilidades abaixo.
    Na geração f2, 75% poderá ser de meninos aranha? Como explico.

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR