LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático democratizando o ensino da Biologia. Todo o conteúdo encontrado aqui (resumos, exercícios, textos etc.), poderá ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros Blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação mediante informação da fonte: SILVA, F. R., Et al. . Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: Biologia para o ensino médio. (Blog).Acessado em:__/__/2017.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

Como é formada a pele?


Quando falamos em tecido epitelial, relacionamos logo este nome a pele,né? No entanto, epitélios são tecidos de revestimento que envolve nossos órgãos como: rins, intestinos, pulmões, o endotélio (revestindo internamente os vasos sanguíneos e as câmaras do coração) e a epiderme. Suas células podem ser cilíndricas, cúbicas ou pavimentosas ( achatadas) variando mediante a sua função. Com escasso material intercelular, é composto por glicoproteínas de adesão, que confere células justapostas.
Podem ser simples ( formando por uma única camada ) ou estratificado( mais de uma camada.).
Uma coisa importante que temos que destacar é que os epitélios são avascularizados, ou seja, não recebem vasos sanguíneos. Então como recebem nutrientes e oxigênio? Através dos tecidos conjuntivos subjacentes por meio da DIFUSÃO.
Podemos destacar funções importantes para os epitélios como :
· Proteção contra agressões físicas e químicas e contra agente infecciosos;
· Absorção de nutrientes ( no tubo digestivo e na epiderme);
· Trocas gasosas com o ambiente (alvéolos pulmonares);
· Regulação da temperatura corporal ;
· Secreção de substâncias ( epitélio glandular);
· funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato).
Bom, agora já sabemos que tecido epitelial não é Pele !! Mas, o que é a nossa pele então?

A pele humana ou tegumento é considerado o maior órgão do corpo humano e corresponde a 16% do peso corporal. É formada por duas camadas distintas e unidas entre si: epiderme e a derme.
A Epiderme é um epitélio pluritiestratificado, ou seja, formado por várias camadas de células pavimentosas ( achatadas) unidas entre si.
Na sua parte mais interna, denominada epitélio germinativo ou camada basal, existem células que se multiplicam continuamente. À medida que, essas células são geradas, as mais velhas são empurradas para cima em direção à superfície do corpo. Conforme vão envelhecendo, tornam-se achatadas, e queratinizadas, ou seja: Impreguinadas de queratina (uma proteína fibrosa que proporciona resistência e impermeabilidade.) Essas células diferenciadas recebem o nome de queratinócitos e representa 80% das células epidérmicas.
As células superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e passam a constituir a camada queratinizada ou córnea
(A esfoliação facial é feita basicamente para retirar essas células mortas e promover uma “limpeza” na superfície da pele). É importante percebermos, que , essas camadas queratinizadas formam uma importante barreira contra microorganismos oportunistas. Quando acontece uma queimadura grave, por exemplo, esses queratinócitos são destruídos causando perda da barreira cutânea e graves alterações, principalmente imunológicas. Há uma falha no mecanismo de proteção do organismo, tanto mecânica quanto imunológica deixando o paciente queimado bastante vulnerável à infecção por bactérias. Estes pacientes necessitam de cuidados especiais, muitas vezes de enxertos realizados com queratinócitos humanos cultivados.Interessante ,né?
Como já vimos, na epiderme não existem vasos sanguíneos,.Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão através da derme que é ricamente vascularizada. Porém , possui muitas terminações nervosas que captam estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos., formando uma grande estratégia de defesa do nosso organismo. No caso da hanseníase( lepra) , um dos sintomas de alerta é a perda da sensibilidade da pele. Isso ocorre, porque a doença atinge principalmente a pele e os nervos na extremidade do corpo.
É na camada inferior da epiderme que estão os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que determina a coloração da pele. Alterações nessa produção podem ocorrer por fatores externos ou através de mutações genéticas, como no caso do albinismo.
A derme é a camada abaixo da epiderme. É mais espessa e formada por um tecido conjuntivo que contém vasos sangüíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais , glândulas e fibras elásticas e colágenas ,dando-lhes elasticidade e resistência. (O rompimento dessas fibras geralmente causam as terríveis estrias! ),A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas, exportando seu material para fora da superfície do corpo.Abaixo da derme, há a hipoderme ou tecido subcutâneo, uma camada de tecido conjuntivo frouxo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos)., atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico.
Assim como a epiderme, as unhas e pêlos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas,. Na base da unha ou do pêlo, as células também se multiplicam constantemente, empurrando as células mais velhas para cima, que ao acumularem queratina, morrem e se compactam, originando a unha ou o pêlo. Cada pêlo está ligado a um pequeno músculo eretor, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se encarregam de sua movimentação e lubrificação. Após a morte, cabelos e unhas demoram mais a se decomporem devido as propriedades da queratina de resistência e impermeabilidade.
Uma outra coisa interessante pra gente destacar, é o fato da pele humana( epiderme ) descamada fazer parte da composição da poeira doméstica, juntamente com outros fragmentos de fios de cabelo, pêlos de animais, pólens, pedacinhos de asas e de patas de pernilongos e pulgas,pele de animais, restos de fibras sintéticas de roupa, fungos, cristais e fezes dos ácaros.É um alimento muito apreciado por esses aracnídeos e como perdemos até 5 g de “pele “ por semana, torna-se um banquete e tanto!! rs



Bjs verdes!

MERCADANTE, Clarinda et al.Biologia .Vol Único. Ed Moderna, 1999.
VILELA, Ana L. Miranda. Sistema Tegumentar. Disponível em: http://www.afh.bio.br/tegumentar/tegumentar.asp >Acessado em 19/02/2010.
SOBRAL, C.S. Proliferação de pseudomonas aeruginosa luminescente, queratinócitos humanos cultivados e KGF em modelo experimental de queimadura.Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/; Acessado em 20/02/2010.
Dermatologia.net .A pele. Disponível em : http://www.dermatologia.net/novo/base/pelenormal.shtml> Acessado em 20/02/2010.
Filho, M. A .Colchões são abrigo preferido de ácaros. Disponível em : http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/211-pag09.pdf > Acessado em 22/02/2010.

3 comentários:

  1. Eu amei este blog, facilitou muito a minha vida. Sou estudante de nutrição, e tinham coisas que eu tinha muita dificuldade para assimilar, mais, com esses metodos ficou divertido aprendê-las. beijos e Parabéns. GIOVANNA MARIA

    ResponderExcluir
  2. Que bom Giovanna !Vc é muito bem vinda !bjs verdes!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, como estudante este ensinamento ajudou-me muito, na constituição da pele ( camadas)?
    faço votos de maior empenho, Valeu!...

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR