LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. Todo o conteúdo encontrado aqui (resumos, exercícios, textos etc.), poderá ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros Blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação mediante informação da fonte: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

10 outubro 2009

Filo Chordata (Cordados) 100 Questões

Link alternativo para baixar AQUI

Neste documento estão 100 questões sobre os cordados abordando principalmente peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

43 comentários:

  1. cADÊ O GABARITO DAS 100 QUESTÕES DOS CORDADOS?
    ME RESPONDE POR FAVOR QUERIA ATE SEGUNDA

    ResponderExcluir
  2. Olá devido a correria do dia a dia estou com dificuldades de tempo para fazer o gabarito de alguns exercícios, pois tenho que sentar e digitar-los, então peço aos leitores que postem seus gabaritos aqui no comentário para eu analisar e assim confirmar tuas respostas, desde já desculpas pelos transtornos e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tudo bem professor, não precisa se desculpar, seu blog é um dos melhores que eu já vi, e tem me ajudado muitoo mesmo.

    ResponderExcluir
  4. se é pra Colocar questão sem gabarito é melhor nem colocar.

    ResponderExcluir
  5. Ola Edu, realmente melhor nem postar deixei como atividade para os meus alunos da escola pastarem, pois resolvemos essas questões em sala, mas faço o convite para você coloca aí teu gabarito dessas questõs, abraços.

    ResponderExcluir
  6. 1-B
    2- B
    3-D
    4- A
    4-D
    5- Vertebrata: São animais que a notocorda embrionária é substituída pela coluna vertebral.Alem disso, apresentam um crânio ósseo ou cartilaginoso que protege o sistema nervoso central.
    Craniata: Grupo que inclui todos os animais que possuem crânio
    Tetrapoda: Do latim Tetra = Quatro, Poda= Pés; tetrapoda se refere aos descendentes de peixes de nadadeiras lombadas .
    Amphibia: Do grego amphi = dupla e bios=vida, são vertebrados que respiram e se locomovem fora da água. Esses animais nascem em ambiente aquático e quando se tornam adultos passam a viver em ambiente terreste.
    6-A
    7-E
    8- a) São quase sempre carnívoros, pois a quantidade de algas onde eles vivem é pequena. Por causa da escassez de comida, muitas espécies têm dentões monstruosos, para garantir, sem vacilos, a captura de qualquer presa que passe por perto.
    9- a)Paratoides
    b)Ele serve apenas para a defesa do animal contra os inimigos.
    10-As trocas gasosas dos anfíbios ocorrem de varias formas diferentes.As larvas (girinos) respiram por meio de brânquias (respiração branquial) .Na fase adulta os anfíbios ultilizam pulmões (respiração pulmonar) que não são muito eficientes.Assim eles pecisam completar a quantidade de oxigênio necessária para a sobrevivência respirando atravez da pele úmida (respiração cutânea ), que é rica em vasos sanguíneos. A mucosa da cavidade bucal (bucofaringe) tambem auxilia na troca de gases.

    ResponderExcluir
  7. 12- a)Tubo neural dorsal, notocorda e fendas brânquias na faringe (faringotremia)
    b) Sim; os Urochordata (Tunicata) e Cephalochordata ambos protocordados.
    c) Ambos são homeotérmicos, apresentam a hipoderme (camada gordurosa abaixo da pele),
    13 – Revestimento da pele queratinizado, ovo com casca protetora e anexos embrionários, respiração e excreção.
    14 – Os mamiferos apresentam glândulas mamarias, são homeotermos, possuem pelo recobrindo o corpo, pele rica em glândulas, desenvolvimento completo do filhote dentro do útero, presença de placenta, presença do músculo diafragma e hemácias anucledas.
    15 – B
    16 – A
    17 a) Uma serpente venenosa.
    21 – B
    22 – A
    23 – a) Classe Mammalia
    b) Os filhotes se alimentam de uma secreção láctea que escorre nos pelos do ventre da mãe . (Possue glândulas mamarias e pelos)
    c) Anphibia, viver perto da água.
    24 – Revestimentro da pele quetatinizado, ovo com casca protetora e anexos embrionários, respiração exclusivamente pulmonar, excreção.
    25 – B
    26 – C
    27 – C
    28- Corpo coberto de penas leves e flexíveis, ossos ocos ou pneumáticos, sacos aéreos, ausência de bexiga urinaria e oviparidade.
    29- A
    30 – E
    33 – D
    34 – B
    35 - a ) Urocordados
    b)V , VII
    c) Possuem glanduas mamarias
    36 – A
    37 – Amphibia, pele nua (sem escamas), lkisa e úmida, rica em vascularização, dois pares de membros locomotore, sendo considerados os primeiros tetrápodes, pecilotermos, passam por metamorfose.
    38-D
    39 – B

    ResponderExcluir
  8. 40 – A
    41 – A
    41 – B
    42 – A
    43 – B
    44 – E
    45 – A
    46 – D
    47 – C
    48 – C
    49 – B
    50 – A
    51 – A
    52 – C
    53 - A
    55 – B
    56 – C
    57 – E
    58 – D

    ResponderExcluir
  9. 60 – A
    61 – A
    63 – C
    64 – A
    66 –C
    67 – A
    68 – C
    69 – C
    70 – E
    71 – a ) Possuem ovo com casca dura e resistente evitando a dissecação
    b) Pulmonar; o qual possue 4 cavidades; dois átrios e dois ventrículos.
    72 – a) Ovo com casca protetora e anexos embrionários.
    b) Um apresenta nadadeiras; e o outro apresenta pés.
    c) Falta de alimento, aumento do numero de predadores, mudança brusca de ambiente.
    73 – Como não dependem da água para se reproduzirem, a fecundação interna passou a ser um importante aspecto evolutivo pois os gametas não são devorados por predadores, alem disso colocam ovos que são envolvidos por uma casca calcaria e constituídos pelos anexos embrionários.
    74 –E
    76 – C
    77 – D
    78 – A
    79 – B
    80 – B
    81 – E
    82 – Corpo coberto por penas leves, ossos pneumáticos, forma aerodinâmica do corpo e presença de osso esterno com uma carena (quilha) localizada na frente do corpo, sacos aéreos, ausência de bexiga urinaria e oviparidade.
    83 – B
    84 – a) Aves
    b)Possuem penas, aptos ao vôo, glândula uropigiana.
    85 – C
    86 – B
    87 – C
    88 – D
    89 – D
    90 – C
    91 – E
    92 - a) Mammalia
    b) Seus filhotes se desenvolvem em ovos que são chocados fora do corpo materno, e se alimentam lambendo uma secreção láctea que escorrem nos pêlos do ventre da mãe. Possue glândulas mamarias e pelos.
    c) Reptilia, botam ovos.
    93 – E
    94 – C
    95 – C
    96 –A
    97 – A
    98 – Aves- Corpo coberto de penas leves e flexíveis, ossos ocos ou pneumáticos, sacos aéreos, ausência de bexiga urinaria; Mamiferos – Pelos recobrindo o corpo, pele rica em glanduas. Desenvolvimento completo do filhote dentro do útero, presença de placenta, presença do músculo diafragma.
    99- B
    100 - B

    ResponderExcluir
  10. o ornitorrinco é da classe prototherio e nao eutherio...portanto nao pode ser placentario, como afirma a resposta a do gabarito acima da questao 97

    ResponderExcluir
  11. A questão tres está errada. "Assinale a alternativa da tabela que indica
    corretamente a presença dessas estruturas
    DURANTE O DESENVOLVIMENTO embrionário dos
    grupos de animais mencionados." Todos os cordados, pulmonados ou não, possuem notocorda e fendas branquiais no inicio de seu desenvolvimento. Portante a opção correta é a "E" e não a "D".

    ResponderExcluir
  12. Beleza Fernado dei uma olhada aqui e realmente seu comentário ta correto, parabéns e obrigado por participar comentando comentem sempre pois também assim é uma forma de aprender e tirar dúvidas.

    Att. Eu

    ResponderExcluir
  13. a Questão 22 parece estar errada Pois as penas funcionam sim como isolante termico nas aves tornando-as endotermicas ... Pra mim a resposta certa seria a Letra B pois elas possuem sim uma glândula chamada uropigiana que produz substancia para lubrificar mais é somente uma glandula e não mais ..

    ResponderExcluir
  14. Olá, o gabarito está errado no exercício 2 pois jacarés e ofídios, não pertencem aos quelônios, e sim respectivamente: crocodilianos e anfisbenídeos, logo a afirmativa 1 está errado, sendo as corretas:2, 3 e 4, PORTANTO a letra correta do exercício 2 é a letra: C

    ResponderExcluir
  15. Me corrigindo: os ofídios são da ordem das serpentes!!
    Desculpem

    ResponderExcluir
  16. O gabarito da resposta 7 está errada, pois a bexiga natatória serve como órgão hidrostático podendo funcionar como pulmão para peixes pulmonados, mesmo que a vesícula gasosa(bexiga natatória) ajude na locomoção, sua principal função é hidrostática.
    Me corrijam se eu estiver errado. VLW:)

    ResponderExcluir
  17. a questão 25 o gabarito é E, pois is répteis possuem 2 átrios e 2 ventrículos possuindo assim 4 câmaras.

    ResponderExcluir
  18. a questão 27 gabarito é letra E, pois diz assim : As aves, embora apresentem os membros
    anteriores transformados em asas, são
    consideradas como sendo os primeiros
    tetrápodes amniotas e alantoidianos na escala
    zoolágica.
    Porém os repteis antes das aves já possuim amniotas e alantoidianos.

    ResponderExcluir
  19. 36, a resposta correta é C, pois o execicio pediu a incorreta , sendo que o desenvolvimento indireto já ocorre em alguns peixes, logo nos anfíbios isso não significa evolução!

    ResponderExcluir
  20. 42. (Pucmg) É a característica que mostra uma
    adaptação dos anfíbios à vida terrestre:
    Analise que a questão pediu a característica que fez com que os anfíbios passassem a exercer vida terrestre: Pensamos que Poderia ser Pele úmida ou Quatro apêndices locomotores, mas se analisarmos a pele úmida faz com que os anfíbios dependam da água, logo o que "+" está ligado a independência da água tornando-os terrestre é os quatro apêndices locomotores.

    Galera, pelo menos foi isso que eu pensei, me corrijam se estiver errado

    ResponderExcluir
  21. Dei uma olhada nas questões acima comentadas só confirmando que a questão 25 o gabarito é realmente B e não E, pois somente os répteis crocodilianos possuem o coração totalmente divido em 4 cavidades os demais ainda possuem 2 átrios e 1 ventriculo não dividido totalmente.
    Os outros comentários feitos pelo Sr. Impossível estão corretos, parabéns :n e obrigado pela colaboração :c

    ResponderExcluir
  22. Corrigi o gabarito das questões objetivas até questão 86:
    As que o gabarito está postado errado são(coloquei com as respostas certas):
    2-C ; 3-E ; 7-B ; 25-E ; 27-E ; 36-C ; 48-D ; 50-D ; 52-A ; 75-B e 79-E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 50 Não pode ser ''D'' Já que os répteis não são homotérmicos. Assim, acho que é letra C

      Excluir
  23. PROFESSOR, JÁ QUE VOCÊ DEU A OLHADA, TERIA COMO ME FALAR A RESPOSTA DA NÚMERO 42? POIS AMANHA ATARDE TENHO UMA PROVA, E QUERIA SABER ATÉ A UMA HORA DE AMANHA.

    VLW AWE..

    OBS: SOU ALUNO, ENTAO O GABARITO QUE PASSEI ESTÁ APTO Á ERROS ^^

    ResponderExcluir
  24. outra coisa professor, teria como me passar seu msn, quero fazer medicina então os niveis de pergunta que tento achar são as mais complexas possíveis, submetendo-me à muitas duvidas em questões, queria falar diretamente contigo, quando vc estiver online!!

    vlww

    BLOG 10000

    ResponderExcluir
  25. quando possível, teria como me responder se as aves se "Refrescam" aumentando o(a):
    a)Expiração com aguá
    b)Metabolismo de carboidrato
    c)CO2 no sangue
    d)taxa de respiração

    Eu coloquei D na prova, e só acho na internet que um modo delas se refrescarem é ofegando, creio que ofegar é respirar de forma mais rápida, agora estou em dúvida.
    Vc saberia a resposta? VLW

    ResponderExcluir
  26. O "refrescar" for relativo a diminuir a quantidade de calor interno seria alternativa d mesmo, haja vista que possuem sacos aéreos associados aos seus ossos pneumáticos aumentando assim a taxa respiratória mais ar seria estaria circulando no interior da ave e em consequência ocorreria o seu resfriamento interno.

    ResponderExcluir
  27. Caraca, foi isso que eu pensei na hora que vi a pergunta, pensei nos sacos aereos e como o ar fresco poderia ajudar no refrescamento interno, vlw professor, nao achei em nenhum site da net isso kkk
    Tem como passar msn ?

    ResponderExcluir
  28. ok, msn para dúvidas esta no cabeçalho da folha de exercícios. Abraços e até mais.

    ResponderExcluir
  29. Olá Professor.. estou com uma dúvida na resolução deste exercício de probabilidade... será q pode me ajudar? desde já agradeço:

    Um homem fenilcetonúrico e destro, filho de pai destro e normal para fenilcetonúria e mãe também normal para fenilcetonúria e canhota, casa-se com uma mulher normal para fenilcetonúria e destra, filha de pai normal e destro heterozigoto e mãe fenilcetonúrica e destra heterozigota. A probabilidade desse casal ter uma criança de sexo feminino, canhota e fenilcetonúrica, é de: a) 1/8 b) 1/24 c) 1/6 d) 3/16 e) 1/12

    ResponderExcluir
  30. Olá
    adorei o blog

    tenho uma dúvida referente a questão 25!
    a resposta diz que é B... porém para mim parece correta esta...
    lá diz que

    b) 1 pode ser uma arraia e 2, um anfioxo.

    1Esqueleto predominantemente
    cartilaginoso; boca com mandíbula

    2 Sem cabeça e sem coluna vertebral;
    adulto com notocorda

    essas características parecem corretas para mim, a não ser que arraias não tenham mandíbula!

    obrigada desde já
    abraçoes

    ResponderExcluir
  31. a pergunta 42, a resposta correta é E... pois é perguntado uma característica que ajudou os anfibios a se adaptarem a vida terrestre, a pele úmida já fazia parte dos peixes osseos e cartilaginosos, a unica nova que surgiu foram os quatro apêndices locomotores.

    ResponderExcluir
  32. A resposta da 54 que não consta no gabarito é E...
    pois peixes ósseos excretam amônia mesmo.
    As outras estão erradas.
    Tiflossole são células espirais que ajudam na maior absorção de alimentos nos peixes cartilaginosos.
    Opérculo é a membrana que recobre as branquias dos peixes osseos.
    O peixe A excreta amônia, uréia é excretada por peixes cartilaginosos
    e o peixe B possui cloaca e não anus.

    ResponderExcluir
  33. a resposta da 59 que não tem no gabarito também é C.
    I, II e V estão certas.

    ResponderExcluir
  34. Questão 62 - A
    também falta no gabarito.

    apesar de não terem a mesma função a bexiga natatória é considerada homóloga ao pulmão dos anfíbios.

    ResponderExcluir
  35. questão 63 está errada. a resposta é D.
    Pois o coração em questão só tem 1 atrio e 1 ventriculo, a circulação é simples e fechada, logo percente a classe dos peixes

    ResponderExcluir
  36. questão 65 que não tem resposta, é resposta B

    ResponderExcluir
  37. @marcella
    Saudações Marcela e obrigado pela visita, realmente as características indicadas no item b estão corretas e as raias como sendo peixe então apresenta mandíbula (GNATOSTOMADO) e sendo assim a alternativa que estaria trazendo características associadas incorretamente seria a alternativa D que está incompleta então seria mais prudente anular a questão, porém as demais alternativas estão corretas.
    Att Eu

    ResponderExcluir
  38. a resposta da questão 99 está errada.

    a resposta é A.

    pois na veia pulmonar o sangue volta do pulmão rico em oxigênio, a pergunta pede aonde há falta do mesmo. No caso seria artéria pulmonar, que é aquela que sai do ventrículo direito para o pulmão

    ResponderExcluir
  39. a questão 7-B, a bexiga natatória tem função hidrostática, faz com que os peixes subam e desçam na água. enchendo a bexica com gases sobe, e esvaziando desça. Não tem função locomotora como a Nayla machado disse, a função locomotora dos peixes se da pelas nadadeiras.

    ResponderExcluir
  40. Professor qual é a resposta da questão 11 por favor

    ResponderExcluir
  41. A resposta da questão 11 é A

    ResponderExcluir
  42. Amei o blog,parabéns professor!

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR